IDNLearner.com, onde a comunidade encontra soluções. Nossa plataforma de perguntas e respostas é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas.

Diversas igrejas estiveram no ar nas décadas de 60 e 70, com programas locais e regionais. Em sua maioria, tentavam reproduzir uma liturgia de culto na televisão, tendo o momento dos cânticos, corais, seguidos a pela pregação. Não havia um roteiro televisivo, e a linguagem televisiva não era utilizada ou dominada na época. Em meados da década de 60, o primeiro pentecostal ousou apresentar um programa de TV. Foi o bispo canadense Robert McAlister, da Igreja de Nova Vida. O primeiro programa em rede nacional e com grande duração foi do pastor batista Nilson do Amaral Fanini, com seu programa Reencontro. Tudo isto devido à implantação do Sistema de Televisão Pública/Educativa pelo governo brasileiro. A primeira transmissão da TVE Rio foi em 1975, Fanini tinha amizade com o idealizador do projeto no Rio de Janeiro e, com influência e articulação pessoal, iniciou o programa Reencontro no mesmo ano de inauguração da rede. Fanini manteve um programa evangélico em uma emissora estatal por mais de 25 anos. Mesmo com sua morte, em 2009, o programa continuou sendo apresentado por amigos até setembro de 2011, quando o Conselho Curador de emissoras estatais entendeu que programas religiosos em emissoras públicas feriam a Constituição Federal e o conceito de laicidade do Estado. Com isso, três programas são extintos da grade da emissora, dois católicos (Santa Missa e Palavras de Vida) e o programa evangélico Reencontro.

FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.

O primeiro programa evangélico em rede nacional de televisão ocorreu pela TVE Rio. Quem foi esse pioneiro que inseriu o programa em rede nacional?
Alternativas
Alternativa 1:

Silas Malafaia
Alternativa 2:

Nilson Fanini
Alternativa 3:

Edir Macedo
Alternativa 4:

R.R. Soares
Alternativa 5:

Caio Fabio