IDNLearner.com, sua plataforma para respostas de especialistas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.

A obra mais citada de Elenor Kunz (1994), denominada “Transformação Didático-Pedagógica do Esporte”, apresenta a concepção critico-emancipatória para anunciar e estimular mudanças reais e concretas na concepção de ensino da Educação Física, bem como no conteúdo, no método e nas condições das possibilidades da prática pedagógica.

Fonte: TAFFAREL, Celi Zulke; MORSCHBACHER, Marcia. Crítica a teoria crítico-emancipatória: um diálogo com Elenor Kunz a partir do conceito de emancipação humana. Corpus et Scientia, v. 9, n. 1, p. 45-64, 2013.

Relembrando os fundamentos propostos por Kunz, avalie o que se propõe a seguir:

I. Ao apresentar o conceito de “crítico-emancipatória”, Kunz delimita a necessidade de emancipação e construção de classes sociais mais igualitárias.
II. Apresenta o jogo como principal meio e recurso pedagógico e crítico, visto que as bases da abordagem estão direcionadas para Jean Piaget.
III. O autor amplia a necessidade de ensino do esporte com possibilidades críticas, resistindo as estruturas autoritárias.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e II, apenas.

Alternativa 5:
II e III, apenas.


Sagot :