IDNLearner.com, seu destino para respostas rápidas e relevantes. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e simples com a ajuda de nossos especialistas.

Retornando ao início da Concepção Aberta no Ensino da Educação Física escolar brasileira, nota-se que o aluno precisa ocupar a posição central no ensino, sendo ele o “ponto de partida” e, ao mesmo tempo, o ponto central das reflexões didáticas. Nesse sentido, quando o planejamento do professor e, por exemplo, as ideias, experiências prévias ou interesses dos alunos não coincidem, abre-se para o replanejamento da aula ao invés da insistência na imposição da intenção previamente definida pelo educador.

HIRAI, Rodrigo Tetsuo; CARDOSO, Carlos Luiz. Para a compreensão da concepção de “aulas abertas” na Educação Física escolar: orientada no aluno, no processo, na problematização, na comunicação e... Motrivivência, Florianópolis, v. 18, n. 27, 2006.

Ao interpretar o enunciado acima e retomar seus conhecimentos adquiridos sobre a Abordagem das Aulas Abertas, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:

I – Na Abordagem das Aulas Abertas, destaca-se que o planejamento de ensino do professor de Educação Física deve ser estruturado e seguido de forma rígida, sem que hajam modificações no decorrer das aulas.
II – O aluno, dentro da perspectiva das Aulas Abertas, tem papel principal durante a aprendizagem, uma vez que, a estruturação das aulas de Educação Física leva em consideração a sua realidade e seus conhecimentos prévios.
III – Um dos pontos principais da Abordagem das Aulas Abertas é a busca pela autonomia do aluno frente aos conhecimentos da Educação Física escolar, sendo o planejamento do professor uma ação flexível e necessária para o alcance de tal propósito.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.

Alternativa 2:
F, V, V.

Alternativa 3:
F, F, V.

Alternativa 4:
V, V, F.

Alternativa 5:
F, V, F.

.