IDNLearner.com, um espaço para conhecimento compartilhado. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.

A Teoria dos dois fatores foi formulada e desenvolvida por Frederick Herzberg, a partir de entrevistas feitas com 200 engenheiro e contadores da indústria de Pittsburgh. Estas procuravam identificar quais as consequências de determinados tipos de acontecimentos na vida profissional dos entrevistados, visando a determinar os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que os fizeram sentir-se infelizes na situação de trabalho.



Em relação a teoria dos dois fatores Frederick Herzberg e a relação entre ambos os aspectos no contexto de trabalho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.​

I. Para conceituar motivação, Herzberg (1968) distinguiu a mesma em dois fatores o primeiro extrínseco ao indivíduo como por exemplo os aspectos como realização, reconhecimento, responsabilidade, ascensão e desenvolvimento, os quais produzem no indivíduo uma força própria para a realização das tarefas, sendo essa definição referentes aos fatores motivacionais.

PORQUE

II. Para o autor a existe outro fator oposto ao motivacional, o qual é origem intrínseca e refere-se as causas de adequação das necessidades dentre elas: a auto realização, de estima as necessidades sociais, necessidades de segurança e por último as necessidades fisiológicas. Portanto são fatores internos que o trabalhador busca para o desempenhar suas atividades e receber o retorno financeiro denominado como fatores manutenção ou higiênicos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.