IDNLearner.com, onde especialistas respondem às suas dúvidas. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar em seu dia a dia.

Ao regular a aplicação da Lei Sarbanes-Oxley, a SEC constatou a configuração de potenciais conflitos entre as novas regras impostas e as normas referentes à governança corporativa de companhias sediadas em outros países. A SEC então, esclareceu que as normas da Lei Sarbanes-Oxley referentes ao comitê de auditoria não deveriam conflitar ou afetar a aplicabilidade das normas de outros países no que diz respeito (i) à responsabilidade pela indicação, compensação, supervisão dos auditores independentes, e pela resolução de conflitos entre os auditores independentes e a diretoria; (ii) aos procedimentos relativos às queixas e denúncias quanto a questões de contabilidade ou auditoria; (iii) à autoridade para contratação de consultores especializados; e (iv) ao custeio do comitê de auditoria (Tsacoumis; Bess; Sappington, 2003).
Fonte: TSACOUMIS, S.; BESS, S. R.; SAPPINGTON, B. A. The Sarbanes-Oxley Act: Rewriting Audit Committee Governance. International Bar Association, 2003, p. 214-215.
Considerando o papel dos comitês no fortalecimento da governança e da gestão, assinale a alternativa correta: