Obtenha respostas detalhadas para suas perguntas com o IDNLearner.com. Encontre soluções detalhadas para suas consultas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em múltiplas áreas do conhecimento.

O modelo de Três Linhas de Defesa é uma forma simples e eficaz de melhorar a comunicação do gerenciamento de riscos e controle por meio do esclarecimento dos papéis e responsabilidades essenciais. O modelo apresenta um novo ponto de vista sobre as operações, ajudando a garantir o sucesso contínuo das iniciativas de gerenciamento de riscos, e é aplicável a qualquer organização, não importando seu tamanho ou complexidade. Mesmo em empresas em que não haja uma estrutura ou sistema formal de gerenciamento de riscos, o modelo de Três Linhas de Defesa pode melhorar a clareza dos riscos e controles e ajudar a aumentar a eficácia dos sistemas de gerenciamento de riscos.
Fonte: IIA BRASIL. Instituto de Auditores Internos do Brasil. Declaração de Posicionamento do IIA: as três linhas de defesa no gerenciamento eficaz de riscos e controles.IIA Brasil. São Paulo, 2013.
A estrutura de defesa na gestão de riscos e compliance dentro da Administração Pública Federal é descrita pela Controladoria Geral da União (CGU) em sua cartilha Metodologia de Gestão de Riscos. O modelo é composto por três linhas de defesa que desempenham papéis distintos. Neste sentido, o papel da primeira linha de defesa é: