Junte-se ao IDNLearner.com e obtenha respostas especializadas. Nossa plataforma é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas.

Leia trecho da reportagem de Eduardo Lima, publicada no do Le Monde Diplomatiquê em 23 de feveiro de 2024.



“Em 2023, uma greve estourou em Hollywood, capital da indústria do entretenimento. Entre as demandas dos roteiristas e atores paralisados estava a proteção trabalhista contra o uso indiscriminado de inteligência artificial nos filmes e séries norte-americanos. Como nem todo sindicato tem entre seus membros alguns dos seres humanos mais famosos do mundo, outras batalhas trabalhistas contra as IAs passam mais despercebidas, mas diversas pessoas já estão perdendo seus empregos para alguns desses sistemas, e o futuro da nova tecnologia continua nebuloso, ainda sem regulação no Brasil.



Num debate marcado por fatalismo e falta de informação, o livro ‘Ética na Inteligência Artificial’, do filósofo belga Mark Coeckelbergh, encara muitas das dúvidas sobre as IAs, mais preocupado em gerar reflexão crítica do que em entregar respostas fáceis. A inteligência artificial vai dominar o mundo? As máquinas são enviesadas? Elas são mais inteligentes que nós? No lançamento da editora Ubu e da editora PUC-Rio, conceitos como inteligência, moral e justiça são problematizados para chegar a uma compreensão mais nuançada do que é uma inteligência artificial.



A ética precisa não só limitar algumas das capacidades dessas novas tecnologias, como também deve estar presente desde o início do processo de desenvolvimento. Como uma inteligência artificial pode servir à sociedade e ao bem da humanidade (e dos não-humanos)? Coeckelbergh advoga por uma interdisciplinaridade que pode ser essencial para o futuro da espécie humana: ‘se engenheiros aprenderem a fazer coisas com textos e as pessoas das humanidades a fazer coisas com computadores, haverá mais esperança para uma ética na tecnologia e para políticas que funcionem na prática’”.



A partir das provocações do texto, discuta sobre ética e inteligência artificial, considere que diversas questões éticas precisam estar presentes quando do desenvolvimento e incorporação da inteligência artificial nos mais variados setores da sociedade.



Após realizar suas reflexões, elabore um pequeno texto, contendo o máximo de 20 a 30 linhas, expondo sua argumentação, acerca do solicitado.