Descubra respostas confiáveis no IDNLearner.com. Descubra informações confiáveis sobre qualquer assunto graças à nossa rede de profissionais altamente qualificados.

O texto está na origem da fundação da análise do discurso e surge de forma inaugural no âmbito da linguística distribucional, praticada por Harris (1963). Este mesmo autor, propõe duas formas de se trabalhar com o objeto texto. A primeira seria a metodologia distribucional já empregada para descrever frases na linguística textual que Harris propõe aplicá-la para além dos limites da frase. Desta forma, o método distribucional usado na análise de frases passou a ser usado para analisar enunciados contínuos, que ele chamaria de discurso. Mas, além de propor estudar a distribuição das frases e subfrases em um texto, Harris também sugere que tais estudos sejam feitos, levando em consideração as relações entre a cultura e a língua, ou seja, os elementos verbais e não-verbais (ALBUQUERQUE, 2016).



ALBUQUERQUE, Nidiane Rodrigues de. A noção de texto na concepção da análise do discurso. Contribuições para o trabalho com o texto em sala de aula. 2016. Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2019.



Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:



I. A análise do discurso contribui para a noção de texto, pois, convoca para a reflexão sobre a constituição do texto porque são importantes as relações da língua com a cultura, mas também porque a língua não se constitui de palavras e frases independentes, mas sim em um discurso contínuo.

II. A partir da percepção do texto, na qual o estudo linguístico das suas condições de produção o transformam em discurso, que a análise do discurso pode contribuir ainda mais que as outras teorias sobre a categoria texto, pois considera o texto como um espaço discursivo, não fechado em si mesmo.

III. A análise do discurso estabelece relações não só com o contexto situacional, mas também com outros textos e com outros discursos que permitem uma real cisão da significação de um texto.

IV. Considerando o texto como um espaço discursivo, não fechado em si mesmo, além dos elementos linguísticos, deixam de se expressivos os fatores de constituição do texto as relações contextuais, as relações textuais, as relações intertextuais e as relações interdiscursivas.

É correto o que se afirma em:

II, III e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II e IV, apenas.

I, II, III e IV.