Conecte-se com especialistas no IDNLearner.com. Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas.

O planejamento e a gestão de carreira podem ser trabalhados a partir da necessidade do desenvolvimento de competências, habilidades e comportamentos apropriados, levando o indivíduo a atender às necessidades impostas pelo mercado de trabalho. Esse planejamento pode ser elaborado ainda na fase acadêmica, na qual o aluno poderá prospectar seus anseios em termos de vivenciar a teoria aprendida em empresas que disponibilizam oportunidades de estágios. Concomitantemente a isso, também terá a oportunidade de planejar o desenvolvimento de comportamentos e atitudes apropriados para o relacionamento interpessoal. Para tanto, o aluno deverá participar de cursos extracurriculares que possibilitem a preparação adequada para o ambiente de trabalho, utilizando-se de técnicas específicas para comunicar-se com a equipe, relacionar-se, apresentar-se, desenvolver habilidades de gestão (liderança), entre outras, exigidas pelo mercado. Quanto mais ações de desenvolvimento pessoal e profissional e conhecimento agregado ele absorver, maior poderá ser a chance de encontrar uma posição vantajosa quando se trata de ingressar ou manter-se num emprego.

Fonte: MALSCHITZKY, Nancy. A Importância da orientação de carreira na empregabilidade. Rev. FAE, Curitiba, v. 15, n. 1, p. 150-165, jan./jun. 2012.

Pensando nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O planejamento de carreira na vida profissional do indivíduo é muito importante.

PORQUE

II. Há uma resistência das pessoas ao planejamento de suas vidas profissionais.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.