Explore o IDNLearner.com para respostas rápidas e relevantes. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados.
Sagot :
Como o número de prótons é o número de massa menos o de nêutrons, temos que (Z= A- N) => Z= 79-45 : 34 prótons. Os prótons representam o número atômico, importante caracterização do elemento. Com o auxilio de uma tabela periódica pode-se verificar que se trata do selênio, família 6A.
Resposta:
16.
Explicação
No enunciado ele diz que o elemento X tem 79 de massa e, como sabemos, a massa é dado pela soma do número de nêutrons+prótons. Além disso, ele fala que o número de nêutrons é 45, logo, podemos substituir na equação e encontrar a quantidade de prótons:
45+P=75
P=34
Após isso, devemos saber que os átomos da tabela periódica se encontram neutros, logo, a quantidade de elétrons é igual a de prótons. Então teremos que o elemento X tem 34 elétrons.
Depois, ele pergunta em que grupo o elemento Y estaria localizado sabendo que este tem as mesmas características do elemento X. Vale ressaltar que a tabela periódica organiza seus elementos de mesmas características em Famílias (colunas). essas colunas nos mostram quantos elétrons estão presentes em sua camada de valência. Com isso, sabemos que o elemento X e Y tem a mesma quantidade de elétrons na camada de valência. Então vamos calcular qual é esse valor. Usando o diagrama de linus pauling percebemos que o elemento X tem seu subnível mais energético sendo o 4p6, logo, se encontra no 4° período e na família, que é o que nos interessa, 6A, ou, 16.
Sua presença em nossa comunidade é crucial. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos construir uma comunidade vibrante e enriquecedora. IDNLearner.com tem as soluções que você procura. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais informações confiáveis.