DADOS DA QUESTÃO
“A intertextualidade e a interdiscursividade acontecem a partir do momento em que há uma relação direta da charge com notícias veiculadas pela mídia”.
O Brasil ficou na penúltima posição em um índice comparativo de desempenho educacional feito com dados de 40 países. O ranking, divulgado nesta terça-feira (27) pela Pearson Internacional, faz parte do projeto The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em inglês) e mede os resultados de três testes internacionais aplicados em alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental. A Finlândia e a Coreia do Sul ficaram com os dois primeiros lugares do topo. Já o Brasil só ficou à frente da Indonésia. Os dados saíram do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), do documento Tendências em Estudo Internacional de Matemática e Ciência (TIMSS) e do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização (PIRLS) que compreendem o aprendizado de matemática, leitura e ciência dos alunos.
CHARGE
-Cara, olha que legal!! A taxa de escolarização dos brasileiros entre 5 e 17 anos já passa de 93%! Você leu essa notícia?!
-Li... Mas não entendi quase nada!
Considerando o trecho do texto teórico de Gurgel, 2004, o trecho de notícia e a charge, redija um texto dissertativo abordando:
a) quais elementos textuais apontam a intertextualidade entre a notícia e a charge; b) que conclusão pode-se depreender a partir da leitura da notícia e da charge.
a) A notícia trata do baixo desempenho do Brasil em uma avaliação do aprendizado. A charge demonstra esse desempenho com a fala "li, mas não entendi quase nada".
b) O Brasil conseguiu superar o grande desafio de colocar praticamente todas as crianças na escola, mas agora precisa garantir que els realmente aprendam.