IDNLearner.com, sua fonte de respostas precisas e confiáveis. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas confiáveis para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.
Sagot :
A difereça é que nas euploidias, as alterações cromossômicas envolvem genomas inteiros e nas aneuploidias, as alterações envolvem apenas alguns cromossomos. As mutações, quando atingem células autossômicas (somáticas), não é transmitida para os descendentes, mas quando atinge células sexuais (germinativas) é transmitida.
Exemplos:
1. Euploidias:
1.1. Haploidia nos zangões.
1.2. Triploidia nos insetos e vegetais.
2. Aneuploidias:
2.1. Trissomia do par 21 (Síndrome de Down).
Exemplos:
1. Euploidias:
1.1. Haploidia nos zangões.
1.2. Triploidia nos insetos e vegetais.
2. Aneuploidias:
2.1. Trissomia do par 21 (Síndrome de Down).
Podemos fazer as seguintes considerações:
Aneuploidias podem ser definidas como alterações cromossômicas numéricas caracterizadas pela variação de um tipo de cromossomo.
Euploidias podem ser definidas como alterações numéricas caracterizadas pela variação de todo um conjunto cromossômico, assim, ocorre com todo o genoma do indivíduo.
Sob esse aspecto, podemos ainda ressaltar que as mutações, ao atingirem células autossômicas não se transmitem para os descendentes, porém isso ocorre quando atinge células sexuais, germinativas.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/170903
Valorizamos cada uma de suas contribuições. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, alcançaremos grandes realizações e aprenderemos muito. Encontre soluções precisas no IDNLearner.com. Obrigado por confiar em nós com suas perguntas, e esperamos vê-lo novamente.