Obtenha respostas precisas e confiáveis para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos.
Sagot :
Inúmeros fatores explicam o fracasso das capitanias, como os frequentes ataques de tribos indígenas, falta de apoio econômico por parte da coroa portuguesa aos donatários (responsáveis na administração da capitania), e também a dificuldade de locomoção dessas terras para os grandes centros. Apenas duas capitanias obtiveram sucesso, que foram (Pernambuco e São Vicente), sucesso que veio das lavouras canavieiras.
As Capitanias Hereditárias fracassaram pois não havia, na maioria dos territórios nacionais, recursos facilmente exploráveis, infraestrutura já estabelecida ou grande apoio da Coroa Portuguesa às iniciativas dos colonos.
O projeto durou cerca de 15 anos (de 1534 até 1549, quando foi instituído o Governo-Geral), e só teve sucesso relativo na Capitania de Pernambuco e na de São Vicente, onde se concentravam as atividades extrativistas do Pau-Brasil e o plantio da Cana-de-Açúcar.
Com o modelo de Governo-Geral, em que havia a presença efetiva da Coroa no país e investimentos de base que facilitaram a alocação dos colonos, a colonização brasileira começou a crescer mais rapidamente.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/1639128

Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é vital para nossa comunidade. IDNLearner.com é sua fonte para respostas precisas. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.