Obtenha respostas rápidas e claras no IDNLearner.com. Descubra uma ampla gama de temas e encontre respostas confiáveis dos membros especialistas de nossa comunidade, sempre disponíveis para você.

três condições para Manutenção Industrial​

Sagot :

Resposta:

MANUTENÇÃO CORRETIVA, MANUTENÇÃO PREVENTIVA e MANUTENÇÃO PREDITIVA.

Explicação:

MANUTENÇÃO CORRETIVA

Normalmente é inesperada, ou seja: a máquina parou, e é preciso correr para achar o defeito e a solução o quanto antes.

Infelizmente é o tipo de manutenção mais comum, feita depois que uma falha acontece. Podem também ser ocasionais, quando a máquina está parada por outro motivo que não um defeito. Atraso na entrega de matéria-prima, por exemplo.

Qual é o grande problema de não planejar as manutenções? Se são sempre feitas em caráter de urgência, só resolve o problema no momento, até a próxima falha. E por isso falhas tendem a acontecer com mais frequência do que deveriam, prejudicando a produtividade.

Características da manutenção corretiva:

Falta de planejamento: Quando a máquina falhar, a produção é interrompida até que se descubra e resolva o problema. Gasta-se mais tempo, e o risco de não ter os componentes necessários para os reparos é maior.

A rotina de “apagar incêndio”: a equipe é sempre pega de surpresa, e precisa parar o que está fazendo para lidar com a falha, com correria.

Menos vida útil: deixar a máquina sempre trabalhando até quebrar prejudica sua durabilidade.

Horas de manutenção: os custos com pessoal são maiores, incluindo horas extras.

Impacto na produção: mais tempo de equipamento parado, menos produtividade. Principalmente quando toda manutenção é corretiva.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

É um dos tipos de manutenção industrial planejada: ela é pensada e programada com antecedência, ao invés de esperar a quebra da máquina. O velho dito “prevenir é melhor que remediar” é muito verdadeiro nesse caso.

A manutenção industrial preventiva ajuda a manter uma alta disponibilidade dos equipamentos. Previne falhas, mantendo uma rotina de vistoria. Melhor do que depender sempre de manutenções corretivas, mas tem seus porém.

Características da manutenção preventiva:

Antecipação ao problema: verificando o estado do equipamento, ela busca resolver falhas antes que elas parem a produção.

Trabalho programado: ela acontece em horários preestabelecidos. Assim a parada do equipamento pode ser feita em um momento que não prejudique a produção.

Mais controle sobre futuras manutenções: notando a deterioração do equipamento, pode-se programar reparos e trocas em tempo hábil, evitando a parada da produção.

Custo mais alto: as inspeções precisam ser regulares. E não deixam de tomar tempo – só tomam esse tempo em horários mais convenientes.

Trocas de peças desnecessárias: afim de seguir o cronograma e evitar falhas entre uma revisão e outra, componentes acabam sendo trocados antes de terminarem sua vida útil, gerando algum desperdício.

MANUTENÇÃO PREDITIVA

Nem reparos de emergência, atrasando o trabalho, nem vistorias constantes, que tomam mais tempo e dinheiro. Melhor do que ver se alguma peça está a ponto de dar problema, é prever quando, e agir quando necessário.

As condições do equipamento são controladas com dados que informam o processo de desgaste dos componentes. Dessa forma é possível prever e programar a manutenção até mesmo de máquinas e peças novas. Assim a manutenção não precisa ser repetida regularmente: ela é feita na hora que precisa ser feita. Toma menos tempo, mínima ou nenhuma interferência na produção.

Características da manutenção preditiva:

Total controle: a necessidade de manutenção é prevista de modo que cada ajuste ou troca pode ser preparada com maior antecedência.

Resposta mais rápida a emergências: graças a dados detalhados sobre o estado dos equipamentos, é mais fácil identificar a origem de falhas repentinas.

Menos custo: gastos com manutenção podem ser reduzidos de 50 a 80% com manutenção preditiva.

Produtividade otimizada. Menos tempo de vistoria, consertos e desmontagens desnecessárias. Mais tempo de máquina funcionando.

Redução de estoque: com melhor controle, o estoque de peças sobressalentes fica de 20 a 30% menor.

Espero te ajudado!