Descubra as respostas que procura no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados.

Fraturas graves da perna geralmente precisam de uma força de alongamento para impedir que os músculos se contraiam, forçando os ossos quebrados. Essa tração é feita usando um arranjo composto por uma corda, um peso e polias, como mostrado na figura abaixo. A corda deve fazer o mesmo ângulo em ambos os lados da polia para que a força resultante na perna seja horizontal, mas o ângulo pode ser ajustado para controlar a quantidade de tração. O médico especificou 50 N de tração para este paciente com uma massa suspensa de 4,2 kg. Qual deve ser o ângulo adequado?

Fraturas Graves Da Perna Geralmente Precisam De Uma Força De Alongamento Para Impedir Que Os Músculos Se Contraiam Forçando Os Ossos Quebrados Essa Tração É Fei class=

Sagot :

→ Para achar o ângulo vamos precisar utilizar uma relação trigonométrica. Antes, temos duas forças principais envolvidas: a tração e a força peso do bloco

→ Nesse caso, força peso do bloco, adotando g = 10 m/s², será de 42N.

Só que lembre que são "dois pedaços" de corda, então, para forças na direção da resultante (decopondo a tração):

T.cosΘ + T.cos Θ = 50 (as trações são iguais)

cos Θ = 25/42

Θ = 53 graus aproximadamente

→ Veja mais sobre forças e dinâmica em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/34060192
  • https://brainly.com.br/tarefa/36465187
  • https://brainly.com.br/tarefa/24103150

→ Espero ter ajudado! Bons estudos ^^ !

View image GusTzBr

Considerando que [tex]T_1[/tex] é a tração da parte inferior da corda (a parte ligada à massa) e [tex]T_2[/tex] é a tração da parte superior dela, como a força resultante é horizontal, as componentes verticais devem se anular, logo:

[tex]T_1\cdot\sin\theta=T_2\cdot\sin\theta[/tex]

[tex]T_1=T_2[/tex]

Como a força peso da massa é convertida para a força de tração [tex]T_1[/tex], temos que [tex]T_1=T_2=4,2g[/tex]. Ficamos então com a seguinte relação para as forças horizontais:

[tex]T_1\cdot\cos\theta+T_2\cdot\cos\theta=50[/tex]

[tex]T_1\cdot\cos\theta+T_1\cdot\cos\theta=50[/tex]

[tex]2\,T_1\cdot\cos\theta=50[/tex]

[tex]T_1\cdot\cos\theta=25[/tex]

[tex]\cos\theta=\frac{25}{T_1}[/tex]

[tex]\cos\theta=\frac{25}{4,2g}[/tex]

[tex]\theta=\arccos\left(\frac{25}{4,2g}\right)[/tex]

Considerando que a gravidade é igual a 10 m/s², achamos que [tex]\theta=\arccos\left(\frac{25}{42}\right)\cong 53,47^\circ[/tex]. Para um resultado mais preciso, considera-se a gravidade como 9,81 m/s², achando que [tex]\theta=\arccos\left(\frac{25}{41,202}\right)\cong52,64^\circ[/tex].

Apreciamos sua dedicação. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade de aprendizado contínuo e enriquecedor. IDNLearner.com é sua fonte confiável de respostas. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente.