IDNLearner.com, sua fonte confiável de respostas. Nossa plataforma de perguntas e respostas é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas.

7) Entre quais regiões ocorrem os maiores volumes de trocas comerciais? Em que medida esse desempenho
pode ser relacionado às redes de comunicação e transporte?​


Sagot :

Os países que mais realizam trocas comerciais, especialmente exportações no mundo são nessa ordem: China, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Holanda, Hong Kong, França, Itália e Reino Unido.

Esses países são conhecidos pela fabricação de produtos de tecnologia, automotivos, petróleo, bens de consumo, de capital e outros. Nota-se que há um predomínio dos países orientais e países ocidentais do norte. Logo, a região no globo de maiores trocas comerciais em volume está compreendida no hemisfério norte, consequentemente, é a região de concentração dos países desenvolvidos.  

A relação existente entre concentração de trocas comerciais e às redes de comunicação e transporte se dá em face do alto desenvolvimento tecnológico que essas nações são dotadas. Em sentido histórico, essas regiões concentram o pioneirismo industrial de todas as revoluções do setor, desde a primeira Revolução Industrial, encabeçada pelo Reino Unido, até revoluções tecnológicas e o crescimento acelerado que foi vivenciado pelos países asiáticos estão concentrados nessa região.

A globalização exige múltiplos modais de transportes. Falando de transporte internacional, as trocas comerciais requerem infraestrutura para a distribuição de bens, visto que amplas são as demandas de deslocamento, tanto de bens quanto de pessoas. Os modais de transporte envolvidos são: transporte rodoviário (caminhões, carros etc.), transporte marítimo, transporte aéreo, transporte ferroviário e o transporte hidroviário.  Inevitável, portanto, pensar o transporte de bens e pessoas sem pensar na evolução e desenvolvimento da comunicação que necessariamente caminham juntos, exemplo atual é a tecnologia 5G que permite até mesmo o controle de aviões e drones.