Encontre respostas para qualquer pergunta no IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar no que for necessário.

cite semelhanças e diferenças nos processos de centralização do poder de Portugal, Espanha,França e Inglaterra​

Sagot :

Resposta:

A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu durante o período da Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, nos países da Europa Ocidental.

Os principais exemplos de monarquias nacionais são a portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.

O processo ocorreu de maneira similar nos países europeus, mas em tempos distintos. Em Portugal teve início no século XII, com a Dinastia de Borgonha (ou Afonsina), sendo mais tarde consolidada pela Dinastia de Avis. Por sua parte, na Espanha, França e Inglaterra, a formação dos Estados Nacionais teve início no século XV.

Na Espanha ocorreu a partir da união dos reinos de Aragão e Castela e seu apogeu aconteceu durante o reinado dos Habsburgo. Ambos os países, Portugal e Espanha, começaram o processo de formação dos estados nacionais após a expulsão dos mouros (muçulmanos).

Na França, considerada o modelo do absolutismo europeu, esse processo se deu ao longo do reinado das Dinastias Capetíngia e Valois. No entanto, será a Dinastia Bourbon que consolidará os monarcas absolutistas da França.

Por fim, na Inglaterra, através das Dinastias Plantageneta e Tudor.

As monarquias nacionais podem ser chamadas de Estado Absolutista, Monarquias Absolutistas ou ainda Estado Moderno.

Explicação:

espero ajudar.

Foram semelhantes na medida que foram constituídos por meio da aliança entre a Nobreza, o Alto Clero e, em menor grau, a Alta Burguesia, tendo fundado um Estado forte, suprimido a autoridade de nobres locais (tendo sido usada a violência contra aqueles que resistiram) e com a ideia de um modelo cultural único em todo o território (coisa que, na prática, não existia).

Foram diferentes na medida que em Portugal e na Espanha este processo aconteceu mais cedo que na Inglaterra e na França, tendo começado ainda durante a Terceira Cruzada. Também se diferencia, na Inglaterra, por ter se ligado ao Protestantismo (e não ao Catolicismo, como nos três outros casos) e por em Portugal a Alta Burguesia ter tido um papel mais demarcado neste processo.