Faça perguntas e obtenha respostas claras no IDNLearner.com. Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais altamente qualificados.

1) Cordeiro, borrego, capão, ovelha e carneiro são nomes comuns na ovinocultura, mas o mercado de carnes tem melhor aceitação por carne de cordeiro, que são animais de até 7 meses de idade, com peso vivo de 25 kg e carne rosada e lisa.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desafio da ovinocultura.
Estimular mais o consumo dentro das propriedades.
Estimular a integração dos produtores e investimento em assistência técnica.
Diminuir o tamanho de carcaça das ovelhas.
Adquirir grandes áreas para criação.
Estimular o desenvolvimento da genética que é muito precário.
2) No passado, a avicultura era desenvolvida somente nos quintais dos sítios, considerada somente como atividade doméstica. As aves eram criadas soltas e a alimentação era à base de insetos e grãos, com tempo de abate superior a 6 meses. Hoje em dia, ainda existe o frango caipira, mas em geral o consumidor é abastecido pela avicultura comercial.
Em relação ao manejo de aves, assinale a alternativa correta.
Em razão do alto nível tecnológico aplicado nos aviários, a quantidade de aves por metro quadrado no galpão não afeta a taxa de mortalidade das aves.
As aves devem ser vacinadas contra doenças de Newcastle, Gumboro e Cetose.
Os pintinhos nascem com uma reserva oriunda do saco vitelino, do ovo, que dura cerca de oito dias.
A criação intensiva de frangos tem por objetivo obter animais com crescimento rápido, com baixa taxa de mortalidade, além de garantir o máximo rendimento de carne.
A cama das aves funciona como uma esponja, absorvendo a umidade e não proporciona conforto às aves, desprotegendo-as contra o calor.
3) Na pecuária, as doenças representam uma preocupação significativa para o criador. A pressão de sua ocorrência tem sido cada vez maior, então o foco de manejo deve estar na prevenção.
Sobre as doenças que acometem bovinos, assinale a alternativa correta.
A febre aftosa é causada por uma bactéria.
A brucelose pode ser transmitida ao homem.
A leptospirose é frequente em regiões de clima frio.
A tristeza parasitária é uma doença relacionada às aranhas.
A tuberculose pode ser controlada com vacinação.
4) Na criação de bovinos leiteiros, um período muito importante é a fase de cria, que compreende o período entre o nascimento e o desaleitamento da bezerra. Os produtores têm muitos custos com a criação nesse período e costumam não dar a devida atenção às técnicas corretas de manejo desses animais, porque eles não dão um retorno financeiro imediato.
Com relação a essa importante fase da vida de uma bezerra, assinale a alternativa correta.
O produtor deve amarrar e cortar o umbigo da bezerra recém-nascida, fazendo a sua cura e secagem com solução desinfetante (iodo a 30%).
As bezerras precisam receber feno de boa qualidade a partir da segunda semana de vida, para ocorrer o desenvolvimento das papilas do seu rúmen.
Ao desmame, as bezerras devem estar com o dobro do peso que nasceram e precisam ingerir 3% do seu peso vivo em concentrados.
Ao nascer e até as primeiras 12 horas de vida, a bezerra precisa ser alimentada com colostro, numa quantidade mínima de 10% do seu peso vivo.
Ao serem desmamadas, as bezerras começam a receber colostro e são colocadas em piquetes com forragens de ótima qualidade para sua alimentação.
5) Na piscicultura, os sistemas de produção de peixes são classificados conforme a densidade de peixes, o alimento fornecido, o manejo e a produtividade do viveiro.
Em relação ao sistema intensivo de criação de peixes, assinale a alternativa correta.
Tem densidade média, variando de acordo com a espécie.
É feita a criação de espécies que dependem de alimento natural, complementado com ração.
Utilizam-se viveiros construídos para essa finalidade, dimensionados conforme as recomendações técnicas.
A produtividade média é de cerca de 6.000 kg/ha/ano.
Ao utilizar a aeração o controle da qualidade da água torna-se desnecessário.


Sagot :

Resposta:

Ao nascer e até as primeiras 12 horas de vida, a bezerra precisa ser alimentada com colostro, numa quantidade mínima de 10% do seu peso vivo.

Explicação: