Descubra respostas especializadas no IDNLearner.com. Descubra uma ampla gama de tópicos e encontre respostas confiáveis dos membros especialistas de nossa comunidade.

Os catecismos jesuíticos brasileiros do século XVI se constituíram num instrumento de duplo significado: de um lado, possibilitavam o aprendizado das primeiras letras tanto no português quanto no tupi, isto é, transformaram-se em “cartilhas” que eram utilizadas como material didático do processo pedagógico desenvolvido no âmbito das casas de bê-á-bá, embriões dos futuros colégios da Companhia de Jesus e, do outro, veiculavam a concepção de mundo da chamada “civilização ocidental cristã” por meio da violência simbólica contra os elementos estruturais da cultura ameríndia.

A esse respeito analise as afirmações a seguir:

I. A primeira fase da ação evangelizadora jesuítica (1549-1600) pode ser caracterizada como “pedagogia brasílica”, isto é, uma pedagogia nascida das condições existentes e não propriamente da fidelidade aos dogmas e preceitos da Companhia de Jesus.

II> Apesar das dificuldades iniciais, antes mesmo da finalização dessa experiência, a colônia lusitana já contava, em 1570, com cinco casas de bê-á-bá (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco).

III. A evangelização jesuítica teria dado certo não fosse a proposta econômica formulada por padre Manuel da Nóbrega, pois as casas de bê-á-bá e os colégios demandavam a existência de uma base material de sustentação.

IV. Nóbrega partia do pressuposto de que não seria possível manter as casas de bê-á-bá apenas com as esmolas arrecadadas entre os colonos, já que o processo de montagem da empresa agrícola colonial exigia uma considerável quantidade de capital inicial.

Assinale a alternativa CORRETA que apresentas quais afirmações são verdadeiras:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
II e III, apenas.

c)
III e IV, apenas.

d)
I, II e IV, apenas.

e)
II, III e IV, apenas.