IDNLearner.com, um espaço para troca de conhecimento. Nossa comunidade está aqui para fornecer respostas detalhadas para todas as suas perguntas e problemas, independentemente da complexidade.
Sagot :
OBS:
- Sua resposta sobre a questão se encontra nas imagens no final do artigo, nas imagens fixadas;
- Abaixo terá todas as definições das células caso seja necessário um maior aprofundamento em sua resposta!
- Espero Ter ajudado! Bons Estudos!
Definição dos membros presentes no interior de cada célula:
Célula animália (Célula Animal):
- Aparelho de Golgi ou Complexo de Golgi: Organela celular que está relacionada com o processo de secreção de substâncias.
- Lisossomo: Organelas citoplasmáticas, originadas no complexo de Golgi e têm a capacidade de degradar partículas.
- Ribossomo: Organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula.
- Membrana Plasmática: Delimita a célula, separando seu meio interno do ambiente externo; Protege a célula contra a ação de diversos agentes.
- Citoplasma: Responsável por armazenar substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida.
- Retículo Endoplasmático Rugoso: Processos como produção de fosfolipídios, síntese de proteínas de membrana, glicosilação (adição de açúcares às proteínas) inicial das glicoproteínas e montagem de moléculas proteicas formadas por várias cadeias polipeptídicas.
- Peroxissomo: armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada.
- Retículo Endoplasmático Liso: Organela responsável pela produção dos lipídios.
- Centríolo: são estruturas celulares que auxiliam na divisão celular (mitose e meiose).
- Mitocôndria: gerar energia através do processo conhecido como respiração celular.
- Núcleo: Armazena o material genético dos organismos eucariontes. Além de ter controle das atividades celulares, estabelecendo quais e quando as proteínas serão produzidas.
Célula Plantae (Célula Vegetal):
- Membrana Plasmática: Delimita a célula, separando seu meio interno do ambiente externo; Protege a célula contra a ação de diversos agentes
- Citoplasma: Responsável por armazenar substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida.
- Núcleo: Armazena o material genético dos organismos eucariontes. Além de ter controle das atividades celulares, estabelecendo quais e quando as proteínas serão produzidas.
- Retículo Endoplasmático Rugoso: Processos como produção de fosfolipídios, síntese de proteínas de membrana, glicosilação (adição de açúcares às proteínas) inicial das glicoproteínas e montagem de moléculas proteicas formadas por várias cadeias polipeptídicas.
- Mitocôndrias: gerar energia através do processo conhecido como respiração celular.
- Complexo de Golgi: Organela celular que está relacionada com o processo de secreção de substâncias.
- Lisossomos: Organelas citoplasmáticas, originadas no complexo de Golgi e têm a capacidade de degradar partículas.
- Centríolos: são estruturas celulares que auxiliam na divisão celular (mitose e meiose).
- Parede Celular: Sustentação e proteção, conferindo um reforço externo para a célula
- Plastídios: Realização da fotossíntese, armazenamento de substâncias e síntese de aminoácidos e ácidos graxos.
- Vacúolos: Regulador de pH, controlar a entrada e saída de água por osmorregulação, armazenar substâncias, fazer a digestão e excretar os resíduos.
- Cloroplastos: Organelas celulares que participam do processo de fotossíntese, que consiste no processo de formação de carboidratos utilizando gás carbônico e água na presença de luz.
- Peroxissomo: Armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada.
Célula Monera (Célula Bacteriana):
- Fimbrias: Aderência para a bactéria em sua locomoção e temos também as fímbrias sexuais que são maiores e servem de canais para a transferência unidirecional de DNA entre células bacterianas no processo de conjugação.
- Ribossomo: Organela responsável pela síntese de proteínas na célula.
- Capsula: Consiste em uma substância polissacarídica produzida no citoplasma e secretados para a superfície celular. Além de que Impede que a célula seja fagocitada por células de defesa.
- Parede celular: Proteger a célula, reforçando-a externamente. Diante disso, tem papel muito importante para evitar a plasmoptise (ruptura da célula devido ao aumento de líquido em seu interior).
- Flagelo: locomotora.
- Nucleoide(DNA): Região de algumas células procarióticas onde se concentra o material genético.
- Membrana Celular: Proteger as estruturas celulares e delimitar quais são intracelulares ou extracelulares.
Na ordem da esquerda para a direita, está uma célula animal, célula vegetal e uma célula bacteriana:
A célula é uma unidade básica e funcional que todos os seres vivos possuem, e é de vital importância porque permite a reprodução, nutrição, autopreservação e outras funções especializadas, importantes para os seres vivos.
Da mesma forma, as células podem ser divididas em dois tipos com base em sua estrutura interna: células eucarióticas e células procarióticas.
- A célula animal eucariótica é caracterizada por não possuir parede celular rígida, por isso sua forma pode variar. Têm um núcleo definido que contém DNA que será herdado por descendentes.
- A célula vegetal eucariótica possui uma parede celular rígida composta por celulose que lhe confere uma série de características típicas de plantas e vegetais. Também contém cloroplastos, organelas que realizam o processo de fotossíntese.
- A célula procariótica caracteriza-se por ser mais simples, por não possuir um núcleo celular bem definido, portanto, o material genético encontra-se espalhado por todo o citoplasma.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/30918009
Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Volte em breve para fazer mais perguntas e contribuir com suas ideias. Sua participação é crucial para nossa comunidade. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Estamos dedicados a fornecer respostas claras, então visite-nos novamente para mais informações úteis.