IDNLearner.com, sua plataforma para esclarecimentos detalhados. Nossos especialistas estão sempre dispostos a oferecer respostas profundas e soluções práticas para todas as suas perguntas e problemas.

oque são distúrbios alimentares? site quais são e como prejudicam o corpo humano?

Sagot :

Resposta:

Os distúrbios alimentares são as doenças mentais que causam distúrbios sérios na dieta diária de uma pessoa. Pode manifestar como comendo extremamente pequenas quantidades de alimento ou severamente comendo demais

1. Anorexia nervosa

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que se caracteriza pela busca da magreza extrema, o que leva o paciente a seguir dietas muito rígidas e adotar uma rotina exaustiva de exercícios físicos devido ao medo intenso de engordar.

A anorexia atinge principalmente adolescentes, atletas, artistas e modelos do sexo feminino, estando relacionada à cultura ao corpo “perfeito” e à pressão estética.

Esse distúrbio pode interromper a menstruação, causar anemia, alterações hormonais e osteoporose e levar à morte por inanição, desequilíbrio dos componentes do sangue ou suicídio

2. Bulimia nervosa

A bulimia nervosa tem semelhanças com a anorexia, mas sua principal característica são os períodos de compulsão alimentar, com o consumo de enormes quantidades de comida, intercalados com comportamentos compensatórios, como a indução de vômitos e o uso de laxantes, na tentativa de evitar o ganho de peso.

Em função desses episódios alternados, as pessoas com bulimia costumam apresentar peso normal. Porém, esse ciclo traz complicações como feridas no esôfago, na garganta e na mucosa oral e causa prejuízos à arcada dentária, ambos devido à exposição ao ácido gástrico. Além disso, a bulimia pode aumentar a tendência ao abuso de álcool e drogas e levar à morte

3.Transtorno de compulsão alimentar

Em partes, o transtorno de compulsão alimentar é semelhante à bulimia, pois ele se caracteriza por episódios em que a pessoa consome rapidamente grandes quantidades de comida mesmo sem sentir fome.

diferença entre esses distúrbios alimentares é que, na compulsão, não há o comportamento compensatório com a indução de vômitos ou a prática de exercícios exaustivos. Em consequência, a pessoa acaba ganhando peso e pode se tornar obesa.

Além da associação com a obesidade (estima-se que o distúrbio esteja presente em 30% dos casos), a compulsão alimentar está relacionada a transtornos de ansiedade e depressão

4. Ortorexia nervosa

A ortorexia nervosa é a obsessão patológica pela alimentação saudável. Trata-se de um comportamento paradoxal que faz com que a pessoa apresente uma preocupação excessiva em ingerir apenas produtos saudáveis e nutritivos.

Dessa forma, não há uma obsessão com a magreza, pois a pessoa não deixa de comer, mas sim com a saúde – embora o conceito de “saúde” esteja distorcido.

Esse distúrbio não está na lista oficial dos transtornos alimentares porque seus critérios diagnósticos ainda não foram totalmente estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

Contudo, a ortorexia é digna de nota porque pode trazer complicações como isolamento social, perda de interesse nas atividades antes prazerosas e carências nutricionais devido às restrições alimentares