IDNLearner.com, sua plataforma para esclarecimentos detalhados. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e simples com a ajuda de nossos especialistas em diversas áreas do conhecimento.

1)Quanto ao sistema econômico, na transição da Idade Média para a Idade Moderna o feudalismo entra em decadência e surge o mercantilismo, que se baseia no comércio como fonte de lucro, iniciando o capitalismo.

Qual destes fatores NÃO influenciou a crise do sistema feudal?

Escolha uma opção:
a. O fortalecimento do papel do rei, cuja concentração de poder substituiu as relações feudais entre um senhor feudal e outro nobre (como a suserania e vassalagem) por uma nova relação de dependência da nobreza em torno da realeza.
b. O Renascimento Comercial, que propiciou o aumento do comércio e sua consolidação como a atividade econômica mais lucrativa.
c. A Peste Negra, que provocou elevado número de mortes e escassez de mão de obra.
d. O Renascimento Urbano, que fez com que vários camponeses deixassem os feudos a fim de desenvolver outros tipos de trabalho nas cidades.
e. O Renascimento Cultural, pois as pessoas abandonaram o campo a fim de se tornarem artistas nas cidades.


2)Qual destes fatores NÃO faz parte das transformações ocorridas na Transição da Idade Média para a Idade Moderna:

Escolha uma opção:
a. A passagem para o sistema econômico capitalista, marcado pelo mercantilismo e sua busca de lucro através do comércio.
b. Novas formas de pensar que marcaram o Renascimento Cultural e Científico, levando ao antropocentrismo e à valorização da razão.
c. As revoltas rurais protagonizadas pelos servos contra a exploração promovida pelos senhores feudais e a chegada de vários camponeses às cidades para desenvolver outros tipos de trabalho.
d. A centralização do poder político em torno do rei, que foi se fortalecendo à medida que conseguia controlar a nobreza e apoiar a burguesia.
e. O fortalecimento do feudalismo e o retorno à vida no campo como refúgio da Peste Negra.


Sagot :

Resposta:1)O apoio dos burgueses. Ao financiar os empreendimentos comerciais dos burgueses, o rei pretendia também aumentar a arrecadação de impostos e o poder econômico de seu próprio reino, em uma relação de mútuo interesse.

2) O fortalecimento do papel do rei, cuja concentração de poder substituiu as relações feudais entre um senhor feudal e outro nobre (como a suserania e vassalagem) por uma nova relação de dependência da nobreza em torno da realeza.

Explicação:

para a primeira ali se eu não estiver muito enganado os burgueses que ajudaram a derrubar o rei por que eles tinham dinheiro mas nenhum poder político.

para a segunda pelo menos na minha cabeça o capitalismo coloca todo mundo no chão, então dar poder para o rei e como centralizar todo a economia para o estado. Em qualquer um desses casos, a Monarquia reforça a ação estatal bloqueadora do desenvolvimento ideológico e político das classes populares; e contribui, ao simbolizar a continuidade do aparelho de Estado (capitalista), para a diminuição do impacto das crises políticas.