Descubra respostas de especialistas no IDNLearner.com. Obtenha respostas rápidas e precisas para suas perguntas graças aos nossos especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.

01. São características da argumentação: *
1 ponto
a) Defesa de uma tese através da organização de dados, fatos, ideias e argumentos em torno de um ponto de vista definido sobre o assunto em questão. Nela, deve haver uma conclusão, e não apenas exposição de argumentos favoráveis ou contrários sobre determinada ideia.
b) Os eventos são organizados cronologicamente, com uma estrutura que privilegia os verbos no pretérito perfeito e predicados de ação relativos a eventos que se referem à primeira ou à terceira pessoa. Presença de enunciados que sugerem ação e novos estados.
c) Predominância de caracterizações objetivas (físicas, concretas) e subjetivas (dependem do ponto de vista de quem as descreve) e uso de adjetivos. Os tipos de verbos mais comuns na estrutura do texto são os verbos de ligação.
d) Tipo textual marcado por uma linguagem simples e objetiva, sendo que um dos recursos linguísticos marcantes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no imperativo, típicos de uma atitude coercitiva.
Analise o trecho abaixo:
“ Acho que não pode haver discriminação racial e religiosa de espécie alguma. O direito de um termina quando começa o do outro. Em todas as raças, todas as categorias, existe sempre gente boa e gente má. No caso particular dessa música, não posso julgar, porque nem conheço o Tiririca. Como posso saber se o que passou na cabeça dele era mesmo ofender os negros? Eu, Carmen Mayrink Veiga, não tenho ideia. Mas o que posso dizer é que se os negros acharam que a música é uma ofensa, eles devem estar com toda razão."

(Revista Veja)
2. De acordo com o texto lido acima, podemos afirmar que: *
1 ponto
a) A argumentação revela um senso crítico e reflexivo, uma mente que sofre com os preconceitos e, principalmente, com a própria impotência diante deles.
b) A argumentação, desenvolvida por meio de clichês, subtende um distanciamento entre o eu/enunciador e o ele/negros.
c) A argumentação, partindo de visões inusitadas, mas abalizadas na realidade cotidiana, aponta para a total solidariedade com os negros e oprimidos.
d) O discurso altamente assumido pelo enunciador ataca rebeldemente a hipocrisia social, que mascara os preconceitos.
e) Impossível conceber, como desse mesmo enunciador, essa frase: "Sempre trabalhei como uma negra", publicada semanas antes na mesma revista.


Sagot :

Resposta:

Explicação:

Espero ter ajudado! ❤️

View image Annagabriella1634
View image Annagabriella1634

A argumentação repousa na exposição racional da defesa de uma tese. Uma conclusão é obrigatória ao final da exposição, pois não se trata de exercício dialético, e sim de exercício retórico: busca-se a persuasão do ouvinte, a sedução do ouvinte por meio de argumentos válidos e coerentes.

Logo, a alternativa A é a correta na primeira questão e a alternativa B é a correta na segunda questão.

Também não se trata  forçar a concordância com quem se quer convencer. Por isso, o uso de clichês é perigoso para a argumentação. Os clichês:

  • expõem um distanciamento entre o enunciador e o objeto da fala
  • denotam pouco conhecimento sobre o assunto sobre o qual se fala
  • mostram um mecanismo de autodefesa do enunciador contra o julgamento do ouvinte.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/38155463

View image AnthonioJorge