Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e comece a obter respostas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.

O assistente social, enquanto profissional com habilidades teórico metodológico e ético político, tem se inserido em novos espaços sócio ocupacionais. Recentemente, iniciou-se a discussão legal acerca da obrigatoriedade de inclusão do profissional na área educacional. Essa necessidade está pautada em argumentos que convergem com a natureza da profissão. Assim, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.

Adaptado de: CECILIO, D. M.; BERNARDO, R. C.; CURI, S. D. C. Seminário temático em Saúde, Educação e Habitação. Maringá: Unicesumar, 2018.

I – O assistente social está habilitado a intervir diretamente nas expressões da questão social.

II – A escola e o Serviço Social trabalham diretamente com a educação, com a consciência, com a possibilidade de os homens se tornarem autônomos e cidadãos conscientes.

III – O Serviço Social poderá contribuir nessa tarefa de articulação entre a escola e sociedade especificamente com as demais políticas sociais, visando aglutinar forças progressistas comprometidas com a formação de projetos societários de interesse da população.

IV – A contribuição do Serviço Social poderá ser uma alternativa mais construtiva, visando unir esforços com os educadores e usuários da escola pública para lutar por reformas significativas na rota histórica de transformação da escola, para que seja capaz de efetivar uma educação mais democrática.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, F, V, V.

Alternativa 2:
V, F, V, F.

Alternativa 3:
V, F, V, V.

Alternativa 4:
V, V, V, V.

Alternativa 5:
F, V, V, V.