Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e obtenha soluções rápidas. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.

Comente sobre a prática da pesquisa no Brasil e as Resoluções nº. 196, 466 e 510.

Sagot :

Resposta:

A prática da pesquisa no Brasil está regulamentada pela Resolução nº. 196

(BRASIL, 1996), quando foi criada a Comissão Nacional de Ética em pesquisa (CONEP), uma comissão do Conselho Nacional em Saúde, e pela Resolução nº. 466 (BRASIL, 2012), que dispõe e aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Além disso, há a Resolução nº. 510 do Conselho Nacional de Saúde (BRASIL, 2016). Ela descreve as normas aplicáveis a pesquisas em ciências humanas e sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes, ou a utilização de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana.

Explicação:

Cada uma dessas resoluções falam a respeito de um tipo de pesquisa que é assegurada por lei no território brasileiro.

Resoluções brasileiras

A pesquisa científica no Brasil é um dos âmbitos que devem ser mais divulgados e apoiados, pois a ciência é responsável por desenvolver um País. As pesquisas devem ser baseadas em critérios minuciosos que apontem a veracidade de uma determinada pesquisa, por isso foram instituídas resoluções que favoreçam isso.

1- Resolução 196: Essa norma é uma norma jurídica com o objetivo de  proteger os cientistas e pesquisadores em suas pesquisas científicas.

2- Resolução 466: Essa norma tem como objetivo regulamentar pesquisas que envolvem seres humanos, e elas revogam as resoluções CNS.

3- Resolução 510: Norma jurídica que tem como objetivo determinar as diretrizes éticas para as ciências humanas e sociais.

Para saber mais sobre as resoluções brasileiras, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/7589214

View image BrenoSousaOliveira