IDNLearner.com, seu destino para respostas comunitárias e confiáveis. Nossa plataforma de perguntas e respostas é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas.

Uma importante corrente da educação matemática é a etnomatemática. Um dos maiores expoentes intelectuais brasileiros, pioneiro no estudo da etnomatemática é o Ubiratan D' Ambrósio. Assinale a afirmativa que apresenta a essência e características dessa concepção de ensino e aprendizagem.
Alternativas
Alternativa 1:
Ela é, acima de tudo, uma perspectiva, algo a ser explorado, o imaginável e o inimaginável. Ela é livre e espontânea, ela surge da necessidade do homem em compreender os fenômenos que o cercam para interferir ou não em seu processo de construção.

Alternativa 2:
Tem um potencial de influenciar o discurso profissional sobre o ensino e a aprendizagem, engajar os professores em ciclo de experimentação e reflexão e mudar o foco dos professores de uma pedagogia geral para uma particularmente conectada unicamente a seus próprios alunos.

Alternativa 3:
Corresponde a uma sequência de etapas a serem percorridas uma depois da outra, sem que nunca seja conveniente ou necessário voltar atrás no processo de ensino e aprendizagem da matemática, perpassando por entre a compreensão do problema, estratégia de resolução, execução e revisão.

Alternativa 4:
A lousa, os livros muitas vezes desatualizados, a régua de madeira, o velho diário, a lista de exercícios ainda são os principais recursos utilizados por esta concepção de ensino. Enquanto o professor desenvolve sua aula, não é prioridade que os alunos utilizem seus seus “iPods” ou acessam à internet, com aparelhos celulares cada vez mais avançados ou com seus “netbooks”.

Alternativa 5:
Surgiu na década de 1970, com base em críticas sociais acerca do ensino tradicional da matemática, como a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais. Mais adiante, o conceito passou a designar as diferenças culturais nas diferentes formas de conhecimento. Pode ser entendida como um programa interdisciplinar que engloba as ciências da cognição, da epistemologia, da história, da sociologia e da difusão.