Junte-se ao IDNLearner.com e descubra uma comunidade que compartilha conhecimento. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas confiáveis para todas as suas perguntas e dúvidas.

Neste Desafio, você deverá mencionar algumas características do Hinduísmo, Islamismo e Cristianismo, mencionando em que contexto histórico tiveram sua origem, apontando, ainda, a relação dessas com a história do Direito.

Atenção! Você deverá deixar evidente a relação dessas religiões com o Direito, ficando clara:

•A relação entre o Hinduísmo e o Direito hindu.
•A relação entre o Islamismo e o Direito Islâmico.
•A relação entre o Cristianismo e o Direito Hebreu.


Sagot :

Resposta:

Na verdade, o hinduísmo veio do Direito hindu, que era o Direito de um povo da primeira grande cultura da índia. Esse povo se dividia em castas e tinha um Direito próprio, baseado em textos sagrados, interpretados por cada grupo de uma forma particular. O Direito e a Religião aqui não se dividiam. Atualmente é praticado por alguns grupos de habitantes da Índia, apenas como religião ou estilo de vida, não interferindo no Direito Indiano, que atualmente é independente da religião. Os adeptos ao Hinduísmo são vegetarianos e buscam a paz e o equilíbrio.

O Cristianismo é o movimento religiosos que crê em Jesus Cristo como sendo o filho de Deus, salvador da nação. Porém, antes de Jesus Cristo, esse povo (o povo hebreu) seguia apenas a lei mosaica, sendo este o Direito pelo qual se baseavam, e que influenciou várias legislações pelo mundo. Depois do nascimento e morte de Cristo, aqueles que continuaram a crer apenas na lei mosaica foram separados como judeus e os que criam na parte da Bíblia denominada como novo testamento (inspirado por Cristo), passaram a ser denominados como cristãos.

O Islamismo, que atualmente também é tido como uma religião, possui, até os dias de hoje, força legal em países que têm no alcorão sua base de Direito, continuando o Direito atrelado à religião. Porém, quando os seguidores do Islamismo se encontram em outros países que não são adeptos da mesma crença, se submetem ao Direito local.

Tanto o Cristianismo quanto o Islamismo considerariam que existe pecado, Céu e inferno, existindo o castigo imposto por um ser superior quando o indivíduo desobedece às suas regras, existindo uma única morte, sem possibilidade de melhoramento da criatura ou sua volta à terra. Enquanto que o Hinduísmo, por não ter a crença no pecado, acredita apenas que na vida se recebe de volta aquilo que se faz, então, você escolhe como viver e o universo reage de acordo com suas ações, sendo possível reencarnar várias vezes.

No Cristianismo existem vários desdobramentos que deram origem a milhares de denominações religiosas que possuem doutrinas diferentes, tendo como ponto comum o fato de crerem em Jesus Cristo e basearem sua fé na Bíblia sagrada. No entanto, no Islamismo não existe desdobramentos nem variações, todos os adeptos seguem ao Alcorão e estão sujeitos às mesmas regras rígidas, crendo em Maomé e Alá, tendo momentos e modos específicos de oração ao longo do dia.

Explicação:

Todas essas religiões pregam o amor ao próximo, bom convívio e solidariedade, salvo alguns grupos radicais.