IDNLearner.com, onde a comunidade se une para resolver dúvidas. Obtenha guias passo a passo para todas as suas perguntas técnicas com a ajuda dos membros experientes de nossa comunidade.

Leia o texto a seguir e responda as questões.

A História e a Arqueologia são estudos acadêmicos distintos que tiveram, assim como todos os demais campos do conhecimento, trajetórias próprias. Entretanto, em muitos momentos, assim como todos os estudos que são, geralmente, classificados no campo das Humanidades, essas trajetórias se cruzaram.(...)

a) Por que a autora do texto afirma que a História e a Arqueologia tem "trajetórias próprias"?

b) Explique como essas ciências se cruzam.


Sagot :

Resposta:

A -  A História e a Arqueologia tem trajetórias próprias pois possuem as suas próprias metodologias, seus objetos específicos de estudo e suas formas particulares de desenvolvimento, com a Arqueologia, por exemplo, tendo surgido (enquanto ciência) muito mais recentemente que a História.

B - Elas se cruzam pois, em suas análises, acabam tendo de pedir "ajuda" umas às outras: sem a Arqueologia, os historiadores poderiam se ver sem fontes históricas para analisar, ou sem ter como avaliá-las de maneira adequada, e sem a História, os arqueólogos se veriam sem ter como contextualizar aquilo que escavam.

Explicação:

Resposta:

a) Porque embora elas estudem o passado dos humanos, os arqueólogos se dedicam mais a estudar o passado a partir de vestígios materiais – fósseis, construções, objetos - enquanto que os historiadores utilizam também outros tipos de fontes como relatos escritos e orais.

b) Tanto os vestígios materiais como os relatos escritos e orais compõem um painel de experiências que nos permite compreender como viviam as sociedades do passado (já que não podemos voltar no tempo). Essas ciências se cruzam porque ambas podem fornecer informações importantes sobre as sociedades estudadas, compondo um painel mais rico de experiências.

Explicação: