IDNLearner.com, um espaço para conhecimento compartilhado. Nossa plataforma de perguntas e respostas é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas.

O Programa Nacional de Triagem Neonatal - PNTN, criado em 6 de junho de 2001, é considerado um programa de grande importância nacional e de sucesso no Sistema Único de Saúde por contemplar os princípios e diretrizes fundamentais do SUS. Está implantado em todos os estados brasileiros, sendo coordenado pelas Secretarias de Estado da Saúde e operacionalizado pelas Secretarias Municipais de Saúde.

De acordo com os conhecimentos adquiridos qual informação abaixo relacionada ao PNTN é considerada como o precursor clínico biológico de avaliação do R?

Escolha uma:
a.
O teste de Hiperplasia Adrenal Congênita: causa a diminuição da produção de um hormônio essencial à vida, o cortisol ou cortisona, naturalmente produzido pelas glândulas adrenais. Os recém-nascidos com esta doença apresentam uma grave desidratação nas primeiras semanas de vida e sem tratamento específico a maioria deles evolui para choque e óbito. Incorreto

b.
Na triagem neonatal o “teste do pezinho”, é um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas.

c.
A linha clínica de avaliações como o teste do Coraçãozinho em muito tem adiantado os diagnósticos de cardiopatias, nos Rns.

d.
O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira.

e.
O teste da Orelhinha é um exame indolor, pode ser realizado com a criança dormindo e ocorre por meio de um pequeno fone colocado na parte externa do ouvido do bebê. Este fone é capaz de gerar estímulos sonoros que mostram como o ouvido do recém-nascido reage aos sons.


Sagot :

Resposta:

Na triagem neonatal o “teste do pezinho”, é um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas.

Explicação: