Obtenha respostas detalhadas para suas perguntas com o IDNLearner.com. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros.

Você é um profissional técnico e foi chamado para realizar um levantamento de fauna de uma área de silvicultura de eucalipto da propriedade do Sr. Alberto, que está incomodado com a presença de serpentes e ninhos de aves.

Dessa forma, planeje um projeto para o levantamento da fauna de répteis e aves nessa região, apontando quais serão as metodologias utilizadas para o sucesso do seu objetivo final.

Alguem me ajuda pfv


Sagot :

Resposta: Padrão de resposta esperado

PROJETO DE LEVANTAMENTO FAUNÍSTICO:

Levantamento da herpetofauna e avifauna da região de um plantio florestal de Eucalyptus para amostragem da biodiversidade de espécies.  

Procedimentos metodológicos:  

Com o objetivo de identificar as espécies de aves, o primeiro passo será escolher a hora do dia para as observações, pois as aves têm hábitos diurnos. Os melhores horários serão no início da manhã e ao final da tarde

A observação poderá ser realizada de duas maneiras: móvel ou fixa. Na amostragem móvel, o observador, com o auxílio de binóculos, observa as aves durante um determinado trajeto, por entre as trilhas das árvores dessa região. Na fixa, determina-se pontos de observação, onde o observador ficará por um período pré-determinado. A contagem será realizada com contadores manuais numéricos para a análise quantitativa. Máquinas fotográficas também podem ser utilizadas para auxílio na identificação posterior, para listagem qualitativa. A identificação das espécies por meio do canto também poderá ser empregada.  

Para o levantamento dos répteis, serão utilizadas armadilhas para a coleta dos animais. As armadilhas de funil serão eficientes na captura de serpentes. Já as armadilhas enterradas serão utilizadas para a captura de lagartos. A observação ativa também será realizada e consiste na procura de répteis por meio de caminhadas durante o dia e à noite, entre a serapilheira e as tocas nas árvores.