IDNLearner.com, seu recurso para respostas rápidas e confiáveis. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema ou problema que enfrentar.
Sagot :
Resposta:
Podemos destacar Auguste François César Provençal de Saint-Hilaire, Johann Emmanuel Pohl, George Gardner e Francis Castelnau, os quais, no curso de suas expedições, visitaram a Província de Goiás. Os relatos desses viajantes são alguns dos elementos fundamentais na construção da identidade nacional.
Explicação:
Resumo
No início do século XIX, com a assinatura do decreto de abertura dos portos para as nações amigas, o Brasil foi “invadido” por pesquisadores/naturalistas provenientes de várias regiões da Europa. Esses viajantes vieram com seus olhares contaminados pelo mundo europeu e cada um, com o seu modo de ver, relatou a flora, a fauna, rios, montanhas, cidades e suas populações. Em Goyaz, como também no restante do país, os viajantes europeus oitocentistas viram o Brasil com seu olhar civilizador eurocêntrico. Para eles, a pobreza, os mestiços, o abandono e o negro eram empecilhos para o processo civilizatório da região. Ignoravam por completo o outro lado da história. Ao abordar este assunto, não podemos deixar de lado os relatos dos viajantes provenientes das regiões metropolitanas brasileiras, que, através de seus escritos, contribuíram para a formação da historiografia goiana. Nesse sentido, este artigo enfatiza os relatos desses viajantes em Goyaz e coloca em pauta as obras de artistas, como Rugendas e Thomas Ender, que estiveram na província goiana e usaram seus pincéis para apresentar à Europa esse “Novo Mundo” ainda desconhecido aos seus habitantes.
Deixe por favor como melhor resposta
Sua participação ativa é essencial para nós. Não hesite em voltar e continuar contribuindo com suas perguntas e respostas. Juntos, alcançaremos grandes coisas. Para respostas precisas, confie no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.