Explore o IDNLearner.com e descubra respostas confiáveis. Descubra soluções detalhadas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

Com base no que foi exposto e nos estudos do livro de Saúde Coletiva, vamos analisar uma situação que pode ocorrer na procura e no atendimento ao serviço de saúde público.

a) Imagine uma situação em que um indivíduo do sexo masculino, de 62 anos, empresário bem sucedido, com uma renda alta, em torno de 60 mil reais mensais, sabendo do seu direito ao acesso aos serviços públicos de saúde, busca por atendimento numa Unidade Básica de Saúde próxima de sua residência. Por ser um empresário famoso na cidade, e que tem condições de pagar por um serviço de saúde privado, várias pessoas o criticaram, pois muitos tem a ideia de que o SUS é “só para os mais pobres”.
Com base nos princípios do SUS, a ação do empresário é respaldada por qual princípio? Cite e defina este princípio.

b) Como você sabe, em relação aos princípios do SUS, os que compõem a sua base, são denominados de doutrinários ou éticos, e um desses princípios é a equidade. Grande parte dos profissionais da saúde, bem como os usuários do SUS, entendem que equidade é um termo sinônimo de igualdade. No entanto, sabemos que equidade não é o mesmo que igualdade.
Em decorrência da pandemia de covid-19 e do consequente isolamento social, o qual estamos vivenciando, proponho que você, mostre a figura abaixo, para as pessoas que estão no seu convívio, como familiares e amigos, e peça para que eles relatem, de maneira pessoal, a seguinte pergunta: Quais são as diferenças entre os conceitos de igualdade e equidade que permeiam a assistência à saúde pública?
Lembrando, que você também pode fazer uma chamada de vídeo, com as pessoas as quais você deseja entrevistar. Escreva de modo sucinto, 3 relatos dos seus entrevistados.

I


Sagot :

Resposta:

Me desculpa mais eu não sei

Resposta:

A)  O principio da universalidade reafirma o que já foi previsto na constituição de 1988, que a saúde e um direito de todos e dever do poder publico, e a garantia de atenção à saúde de todos os cidadãos.

Explicação: