Encontre soluções para seus problemas com a ajuda dos especialistas do IDNLearner.com. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas confiáveis para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.
Sagot :
Resposta:
cria um cartaz sobre os idosos ou se basea em seu filme favorito se tu for criar sobre os idosos aqui o texto
Muitos idosos acabam pensando que, por conta da idade, não são mais capazes de aprender coisas novas O envelhecimento é um processo natural para qualquer indivíduo, mas não é porque chegamos a uma idade avançada que devemos deixar as nossas relações de lado.
Na verdade, problemas podem começar com a aposentadoria. Depois que param de trabalhar, muitos idosos deixam de frequentar os locais que costumavam ir, perdem o contato com os colegas de serviço e, por conta disso, podem se sentir pouco úteis e acabam se tornado cada vez mais introspectivos.
Entretanto, é possível viver bem na velhice! As pessoas só precisam se adaptar às mudanças, equilibrar suas limitações e potencialidades e manter suas relações sociais. Quer saber por que a vida social na terceira idade é tão importante? Então, continue a leitura e confira!
O convívio social é fundamental em qualquer época da vida, mas, para os idosos, ele é ainda mais importante, pois evita que se sintam sozinhos e deprimidos. Com a idade avançada, eles podem perder o interesse e o prazer por atividades que antes consideravam agradáveis.
Porém, quando mantém suas relações sociais, o indivíduo se sente mais feliz e disposto, fica bem consigo mesmo e aumenta a sua autoestima, contribuindo para o seu bem-estar e para uma melhor qualidade de vida. E não é preciso ter muitos relacionamentos: poucos e bons já são suficientes para gerar uma alegria de viver.
A socialização tem o papel de trazer mais diversão para a vida dos idosos e, com isso, mais sorrisos. Quando alguém sorri, o organismo libera endorfina — hormônio responsável pela sensação de felicidade, prazer e bem-estar. Essa substância também é capaz de:
ativar o sistema imunológico;
combater o estresse, a ansiedade e a depressão;
relaxar o organismo;
aliviar dores;
potencializar a memória;
regular o sono;
reduzir o desenvolvimento de rugas e doenças cardíacas.
O envelhecimento está associado ao aparecimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Por isso, os idosos devem dar uma atenção especial à saúde neurológica.
Ficar dentro de casa, sem colocar a cabeça para funcionar, aumenta os riscos de desenvolvimento desses distúrbios. E, por esse motivo, a vida social na terceira idade é muito importante. Os idosos podem, por exemplo, participar de atividades em conjunto que melhorem os aspectos cognitivos, a memória e a atenção.
Reunir-se com os amigos para jogar dominó, dama, xadrez e baralho também é uma ótima alternativa para prevenir ou retardar o aparecimento dessas doenças. Tais jogos estimulam o funcionamento de áreas do cérebro que vão se atrofiando naturalmente durante o processo de envelhecimento, exercitando e estendendo o trabalho neural e a memória.
Durante a integração em grupo, os idosos treinam a capacidade de ouvir, reter informações, prestar atenção e controlar a ansiedade. Tudo isso é necessário para uma melhor saúde mental
Explicação:
Valorizamos sua contribuição. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construímos uma comunidade forte e unida de conhecimento. Obrigado por confiar no IDNLearner.com. Estamos dedicados a fornecer respostas precisas, então visite-nos novamente para mais soluções.