IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas de especialistas. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas confiáveis para todas as suas perguntas e dúvidas.

Elaborar uma pesquisa/tutorial de como fazer pesquisa avançada no Google, pelo menos 5 dicas. (Exemplo: Como pesquisar artigos cientificos? Como pesquisar e eliminar palavras? Pesquisa com caracteres)​

Sagot :

1. Usar sinal de menos para excluir palavras

Um sinal de menos remove resultados relacionados a uma determinada palavra. O recurso é útil para evitar informações desnecessárias ao buscar um termo com múltiplos significados. Ao pesquisar “servidor -computador”, por exemplo, o Google retorna apenas com páginas sobre funcionalismo, excluindo conteúdo de informática.

2. Usar aspas para procurar por uma frase exata

Ao pesquisar por frases inteiras, use aspas para encontrar páginas que mencionam uma combinação específica de palavras. O recurso ajuda quando é preciso encontrar citações de artigos científicos ou de entrevistas sem precisar rolar por links que mencionam apenas trechos do termo completo. O truque pode servir também para identificar plágio: digite a frase suspeita completa entre aspas para saber se a mesma construção já foi publicada antes em outro lugar.

3. Usar “site:” para pesquisar páginas internas

Se a ferramenta de busca de um site não é muito boa, use o Google para encontrar páginas internas desejadas. Para isso, digite “termo + site:”, seguido pelo domínio principal. Por exemplo, para encontrar todas as notícias, fotos e outros materiais relacionados ao criador do Facebook no TechTudo, digite “mark zuckerberg site: techtudo.c o m . b r” e obtenha uma lista de todos os conteúdos correspondentes.

4. Usar “filetype” para pesquisar determinado tipo de arquivo

É possível usar o Google para encontrar um arquivo específico sem precisar visitar páginas intermediárias. Para isso, digite a busca seguida de “filetype:” e o tipo de arquivo desejado. Por exemplo, é possível buscar sobre artigos científicos sobre o coronavírus em PDF com “coronavirus filetype:pdf”.

5. Usar “define” para definir uma palavra

O Google pode mostrar definições de algumas palavras automaticamente, mas é possível forçar essa função específica do site para qualquer termo de busca. Digite “define:” seguido do termo que você deseja obter a definição. O recurso funciona para obter significado de substantivos e verbos, assim como para outros elementos da Língua Portuguesa, como prefixos e sufixos.

6. Usar “related” para encontrar sites semelhantes

A função “related” do Google permite encontrar páginas com temática semelhante na Internet. O recurso é útil, entre outras coisas, para explorar alternativas a lojas famosas ou obter a lista de sites de todas as universidades do país: digite “related:uff.br”, por exemplo, para descobrir os endereços de todas as federais.

7. Usar asterisco para trechos desconhecidos

Um asterisco pode substituir palavras desconhecidas em uma busca de frase inteira. O truque serve para obter todas as variações possíveis de um determinado ditado ou trecho de livro, por exemplo, mesmo que uma ou outra palavra do meio sejam desconhecidas. O mesmo vale para encontrar a letra de uma música a partir de um refrão incompleto ou ambíguo: basta escrever o trecho conhecido entre aspas e deixar um asterisco onde houver dúvida.

8. Usar "OR" para fazer várias buscas ao mesmo tempo

O Google permite usar o termo “OR” para fazer mais de uma busca independente ao mesmo tempo. O truque é útil para combinar busca de passagens com múltiplos destinos possíveis, algo normalmente impossível de fazer em buscadores de voos. Digite, por exemplo, “passagem de "sao paulo" OR "rio de janeiro" para lisboa” para obter links de pesquisas das duas cidades.