Explore o IDNLearner.com e encontre respostas para suas perguntas sobre diversos temas. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema ou problema que enfrentar.

Suponha que, para prestar auxílio no combate ao fogo na Serra do Amolar (vértice C do triângulo da figura), os governos dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul enviem helicópteros de Cuiabá (B) e Corumbá (A), respectivamente, em direção a C, foco do incêndio. Considere a, b e c, respectivamente, como os comprimentos de B͞C, A͞C e A͞B e que α, β e γ sejam as medidas dos ângulos CÂB, A^BC e A^CB. Se os pilotos que partirão simultaneamente de Corumbá e Cuiabá desenvolverem a mesma velocidade de cruzeiro (v), deslocando – se em trajetórias coincidentes com os lados do triângulo da figura, farão seus respectivos percursos em tempos iguais a tA e tB, respectivamente. Assim, a razão tA/tB é igual a:



Sagot :

O problema não é nada complicado,mas precisa da figura para uma solução adecuada.

 

Pode ser resolvido aplicando a lei dos senos, ou dos cosenos, para determinar os comprimentos dos lados do triangulo e definir o percurso dos aviões.

 

Uma vez conhecidos os percursos, as relações da cinemática escalar resolvem o problema

 

Ok?