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Texto Deus é negro.

" Trago no sangue uma África.[...] Na alma, as cicatrizes abertas de tantos açoites, o grito imperial dos caçadores de gente, os filhos apartados de seus pais e os maridos de suas mulheres, o balanço agônico da travessia do Atlântico e, nos porões, a morte ceifando corpos engolidos pelo mar e triturados pelos dentes afiados dos peixes.
Sou filho de Ogum e Oxalá, devoto de Iemanjá, a quem elevo as oferendas de todas as dores e cores, lágrimas e sabores, o choro inconsolável das senzalas, a carne lanhada de cordas, os pulsos e os tornozelos a ferros [...] o ventre rasgado e engravidado pela feroz pulsão dos senhores da Casa Grande.
Sou escravo e, no entanto, senhor de mim mesmo, pois não há ferrolho que me tranque a consciência. [...] Sou liberto e, no fundo das matas, recrio um espaço de liberdade [...]. No quilombo, volto à África, resgato a força mistérica do meu idioma, celebro reisados e congadas [...]."

Estima-se que, entre 1550 e 1855, mais de 4 milhões de africanos escravizados foram trazidos para o Brasil. A maioria deles pertencia a dois grandes ramos étnicos - o sudanês e o banto - que se subdividiam em diversos grupos, como bengalas, iorubás, tapas, jejês, angolas, monjolos e moçambiques. Os escravos, que eram considerados legalmente coisas, tinham expectativa de vida de pouco mais de dezoito anos.
No trecho acima, o escritor e religioso Frei Betto aborda a importância da tradição africana na cultura brasileira e mostra que os negros criaram um espaço de resistência ao sistema escravista.

1) Que trechos mencionam os sofrimentos da escravidão?

2) O autor trata da miscigenação brasileira? Explique.

3) Você acha que a sociedade brasileira tem uma dívida social com os afrodescendentes? Por quê?


4) O que é liberdade?