IDNLearner.com, um recurso essencial para obter respostas precisas. Obtenha guias passo a passo para todas as suas perguntas técnicas com a ajuda dos membros experientes de nossa comunidade.

BASEADO NOS TEXTOS, ELABORE UM RESPOSTA CURTA PARA O SEGUINTE QUESTIONAMENTO:
QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES PARA EXISTIR VIDA EM MARTE?
Texto 01
Vivemos no planeta chamado Terra, também conhecido como mundo, e até onde sabemos, trata-se do único planeta habitável do Sistema Solar. Também conhecido como “planeta água”, a Terra possui características bastante peculiares quando comparadas aos demais planetas. Sua posição em relação ao Sol é um dos principais motivos para a existência de vida e para a existência de água em seus três estados físicos, e, por isso, precisamos entender seu lugar no Universo.
Conhecer a Terra é o início do saber sobre a origem da vida, e entender sua estrutura é fundamental para compreender a dinâmica do planeta, seja na sua atmosfera, seja na própria crosta terrestre. A biosfera é a parte onde desenvolve a vida, responsável por dar condições de propagação aos seres vivos (animais e vegetais), a temperatura média da Terra é de 15oC, essencial para o desenvolvimento da vida.
Em planetas como Vênus e Mercúrio a temperatura é de 100o C e nos outros a temperatura é de 40o C. Os elementos que proporcionam a propagação da vida são temperatura, água e oxigênio, indispensável para qualquer ser vivo.
A biosfera é composta ou constituída pela hidrosfera (parte líquida presente na Terra, mares, rios, lagos etc.), atmosfera (conjunto de gases que envolvem a Terra, responsável pela consolidação dos climas e fenômenos, como chuva, ventos, neve) e litosfera (é a superfície terrestre onde habita os seres vivos e palco das relações humanas).
Texto 02
A hipótese mais aceita atualmente para explicar a origem da vida no planeta é a de Oparin e Haldane. Esses dois pesquisadores, de maneira independente, propuseram que a Terra apresentava uma atmosfera diferente no passado e que a ação de diferentes fatores culminou na formação de moléculas simples, as quais deram origem à vida.
A atmosfera primitiva, de acordo com Oparin e Haldane, era composta basicamente por amônia, hidrogênio, metano e vapor de água. O vapor de água era essencial para a formação de nuvens, que se precipitavam, ocasionando chuvas, o que permitiu que a superfície da Terra recebesse água. Essa água evaporava muito rapidamente, uma vez que, no início, a superfície era extremamente quente.
A atmosfera da Terra primitiva sofria ainda com a ação de descargas elétricas e radiação ultravioleta do Sol. Esses dois agentes foram essenciais para que os elementos da atmosfera reagissem e formassem moléculas orgânicas, como os aminoácidos.
ME AJUDEM PFVR


Sagot :

Resposta:

No final de julho, a NASA lançou o rover Perseverance numa missão rumo ao Planeta Vermelho em busca de sinais de vida antiga por lá. E não é de hoje que a possibilidade de existir algum tipo de vida fora da Terra fascina a humanidade: em 1976, a missão Viking, da NASA, realizou experimentos em Marte em busca de sinais de vida, e conseguiu resultados controversos. O planeta Vênus, por sua vez, pode também ter formas de vida em suas nuvens mesmo com suas condições extremas.

Sua participação ativa é essencial para nós. Não hesite em voltar e continuar contribuindo com suas perguntas e respostas. Juntos, alcançaremos grandes coisas. Suas perguntas encontram clareza no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.