Descubra respostas confiáveis no IDNLearner.com. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.

A presença de células é uma das características que todos os seres vivos possuem em comum. Ela é a menor unidade que forma um indivíduo. Os seres vivos podem ter somente uma ou diversas células. As bactérias, por exemplo, são formadas somente por uma. Alguns fungos, algas e protozoários também são assim. Chamamos de unicelulares todos os seres vivos formados por uma única célula. As plantas e animais são formados por mais de uma célula. Assim, são considerados pluricelulares. Seres vivos pluricelulares geralmente apresentam diversos tipos de células diferentes. O conjunto de células é chamado de tecido. Os diferentes tecidos formam os órgãos. Os sistemas são o conjunto de órgãos funcionando de forma integrada. E a junção de todos os sistemas formam o organismo. Esta organização constitui a vida dos seres vivos.
Teoria celular A teoria celular baseia-se na hipótese de que todo organismo vivo possui células. Essa teoria é sustentada por três pilares:
1. Todos os seres vivos são constituídos por células, sendo estas, portanto, a unidade morfológica dos organismos vivos;
2. As células realizam importantes atividades em seu interior e, por isso, são as unidades funcionais dos seres vivos;
3. Uma célula é formada apenas a partir de outra célula preexistente. Assim sendo, utilizando essa teoria como base, podemos dizer que a célula é a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Estrutura básica de uma célula e sua classificação É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse tipo celular, o material genético está disperso no citoplasma. Assim sendo, analisando a estrutura básica de uma célula, podemos classificá-la em procarionte e eucarionte. Procariontes são aquelas que não possuem um núcleo definido envolto por membranas. Já a célula eucarionte apresenta um núcleo delimitado pelo envoltório nuclear, possuindo, portanto, uma proteção ao seu material genético. Células são geralmente tão pequenas que não conseguimos enxergar a olho nu, ou seja: sem uso de lentes de aumento especiais. Assim, é utilizado o microscópio para que sejam observadas. Graças a essa máquina, hoje podemos saber as principais estruturas de uma célula, que são:
• Membrana plasmática: envolve a célula e proporciona a seleção de substâncias que entram e saem da célula, uma propriedade conhecida como permeabilidade seletiva.
• Citoplasma: região que abriga o citoesqueleto, as organelas celulares e o núcleo. O citoplasma é uma matriz fluida que é formada basicamente de água, mas apresenta substâncias como proteínas e carboidratos. O espaço entre essas organelas é chamado de citosol. Entre as principais organelas celulares, podemos citar a mitocôndria, o retículo endoplasmático, complexo Golgiense, peroxissomos e ribossomos. Apenas essa última organela é encontrada também em procariontes.


Sagot :

Resposta:

Ok, mas isso mas esse texto é uma afirmação.

Resposta:

O exercício está no texto?