Junte-se ao IDNLearner.com e receba respostas especializadas. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas, projetada para ser precisa e abrangente.

Porque fazer um Projeto? E Como atender as necessidades básicas da população?

Sagot :

Resposta:

Projeto Social - Gerencia de Projeto Social

Explicação:

Quando se fala em projetos, mesmo que seja de cunho social, subentende-se a Gestão de Projetos. Praticamente, ignora-se a Elaboração de Projetos. Por quê? A elaboração de projetos é a fase de levantar informações sobre o empreendimento, organizar essas informações, consolidar os envolvidos, validar entendimentos de escopo, custo, qualidade e prazo. É uma etapa importante que alimenta outras fases como planejamento, execução, controle e encerramento (prestação de contas).

Vários motivos podem explicar o fato de esquecermos essa etapa de Elaboração de Projetos. Abaixo algumas possíveis explicações:

1. Culturalmente, nós brasileiros somos pouco afeitos ao planejamento. Preferimos executar, fazer, por a mão na massa, ver resultados e se possível, rápido. Fazemos tanto que não nos importamos muito em refazer, retrabalhar. O que interessa é tomar atitude e obter resultado, qualquer resultado.

2. Desconhecemos técnicas de elaboração de projetos.

3. Desconhecemos técnicas de análise e solução de problemas complexos, que normalmente os projetos buscam resolver.

4. Não temos tempo; e elaborar projetos demanda tempo.

5. A bíblia do Gerenciamento de Projetos, o Guia PMBOK, enfatiza o Gerenciamento de Projetos e não a Elaboração de Projetos.

Vamos ficar por aqui, senão esta lista não teria fim, e esses cinco motivos ajudam a formar uma boa ideia do problema.

O que poucos percebem é que um projeto bem elaborado é a base para um bom gerenciamento. Não há gerente de projetos que faça milagres. Se o projeto não for bem elaborado, as chances de sucesso caem exponencialmente. E depois basta procurar os culpados: o mercado, os riscos, enfim, qualquer um que não seja um de nós.

Cabe lembrar que não basta identificar o que desejam os stakeholders! É preciso envolvê-los e para isso existem métodos e técnicas. Não se esqueça de que “todo projeto tem 5% de apoiadores, 5% de resistentes e 90% de indiferentes”. E esses indiferentes, podem se tornar resistentes, e aí, o projeto pode fazer água e ir a pique.

Quanto mais o projeto tender para a área social, isto é, com um maior volume de pessoas ou grupo de pessoas envolvidas, há uma tendência de o projeto ser mais complexo e, portanto, demandar mais tempo para a elaboração. Não estamos dizendo que não haja projetos técnicos complexos, mas costumam ser mais “simples” em termos de elaboração, pois são fáceis de serem sistematizados e normatizados.

Enfim, vale muito a pena investir uma boa gama de tempo na elaboração de projetos, para assim garantir um planejamento mais adequado e com artefatos (documentos) ricos e completos de informações suficientes para o cumprimento das metas e objetivos do empreendimento.

Como visto acima, mesmo que seja de cunho social, com a visão de ajudar a uma comunidade, cidade, estado, deve haver planejamento, estudo, levantamento e estudo de impacto. As necessidades, mesmo que mais básicas, demandam estudo de campo para um bom projeto e de grande investimento.

Um grande ponto de apoio para ter modelos de projetos que já foram para prática e tiveram sucesso junto a população é acessando o site da Plataforma+brasil, lá existem milhares de projetos que podem ajudar a toda uma população e ajudar para ampliar conhecimento sobre projetos de sucesso.