Faça perguntas e obtenha respostas de especialistas no IDNLearner.com. Descubra respostas completas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas.


A base para a investigação epidemiológica é uma ótima análise de dados, sendo um dos passos mais importantes na
investigação epidemiológica.
Com base neste assunto, assinale a alternativa CORRETA:
O a.
Variáveis quantitativas discretas, referem-se a atributos que apresentam uma ordem intrínseca, como, por
exemplo, a classe social.
Ob.
Variáveis qualitativas ordinais são representadas por contagens, ou seja, medidas que assumem um valor
inteiro.
Ос.



Sagot :

Não foi possível verificar todas as alternativas do enunciado, mas segue abaixo uma explicação sobre as diferentes variáveis de uma pesquisa epidemiológica. Com essa explanação, será possível encontrar a melhor resposta dentre as alternativas.

Variáveis são aspectos de interesse dentro de uma amostra ou de uma população que se está estudando ou investigando. Essas variáveis podem ser numéricas (quantitativas) ou não numéricas (qualitativas).

1) Quantitativas = podem ser representadas de forma numérica. Se subdividem em discretas ou contínuas

  • Discretas = são características mensuráveis e que só podem assumir valores inteiros, normalmente resultante de um processo de contagem. Por exemplo: número de filhos (não é possível ter 1,5 filhos, ou é 1 ou são 2)

  • Contínuas = também são mensuráveis, mas podem assumir valores fracionados sem que se perca o sentido. Por exemplo: peso (56,5kg), altura (1,65m), idade (10,5 anos = 10 anos e 6 meses).

2) Qualitativas (ou categóricas) = são variáveis que são definidas por classificações, ou seja, categorias, e não de forma numérica. Podem ser nominais ou ordinais.

  • Nominais = Não há ordem entre as categorias, ou seja, o valor da categoria A é o mesmo da categoria B, mudando apenas a característica analisada. Por exemplo: fumante ou não fumante. O significado é diferente, mas o valor é o mesmo.

  • Ordinais = diferente da anterior, há uma ordem entre as classificações, ou seja, estar em uma categoria B é estar mais avançado do na categoria A. Por exemplo: estágio da doença (inicial, intermediário, terminal).

Para aprender mais sobre epidemiologia, acesse:

  • https://brainly.com.br/tarefa/47067695
View image Nayanialvesr