Explore o IDNLearner.com para encontrar respostas confiáveis. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas.

2. Como a cartografia progrediu até o dia de hoje?​

Sagot :

Resposta:

Explicação:

A cartografia é uma ciência que trata da representação de terras ou partes de terras por meio de mapas, mapas e outros tipos de projeções cartográficas. Pode-se dizer que a cartografia surgiu por volta de 2500 aC. Por exemplo, Pedra de Saihuite representa as esculturas dos esquimós. Os egípcios e chineses também dominaram as técnicas cartográficas há muito tempo.

Para eles, o mapa não serve apenas para se orientar, mas também para fins bélicos e para delimitar fronteiras regionais, garantindo assim o pagamento de impostos. Mas mesmo na cartografia, os gregos são muito bons. No entanto, a obra cartográfica mais importante do período clássico é, sem dúvida, a edição de oito volumes escrita por Claudius Ptolomeu. Sua obra "Geographia" contém as coordenadas de 8.000 locais, a maioria dos quais calculados por ele. No volume anterior, ele deu as habilidades de fazer mapas do mundo e discutiu alguns pontos básicos da cartografia.

Os romanos também usavam mapas, embora estivessem mais preocupados com sua utilidade, de modo que os mapas preferidos representavam áreas menores, rotas comerciais e territórios. Após o período clássico, a cartografia experimentou um período de lento desenvolvimento no início da Idade Média, quando a igreja teve grande influência nos mapas feitos de forma que perdia a precisão. Depois desse período, ou seja, no final da Idade Média, todo o conhecimento da cartografia esquecido no Ocidente mas retido pelos árabes voltou ao ápice, atingindo o ápice durante a grande viagem. Quando a era começou a ser moderna. Com a descoberta do continente americano, a cartografia tomou fôlego e passou a mapear o novo continente.

No entanto, foi somente no século 17 que os países começaram a prestar mais atenção ao rigor científico dos mapas. Então, em 1744, o primeiro levantamento topográfico formal foi realizado na França, liderado por François Cassini, que se tornaria o predecessor dos mapas modernos. Desde o início deste século, com o desenvolvimento da tecnologia da cartografia, fotografia, aviação e tecnologia da informação, a cartografia deu um salto. Atualmente, as fotos aéreas e de satélite são utilizadas para criar mapas e gráficos cada vez mais utilizados eletronicamente, eliminando a necessidade de impressão e tornando-os interativos.