Conecte-se com a comunidade do IDNLearner.com e encontre respostas. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas detalhadas para todas as suas perguntas e dúvidas.

Como as empresas crescem? É verdade que os resultados são importantes, mas o caminho para o crescimento está no seu pessoal. E por isso existe a gestão de pessoas! Desenvolver o seu capital humano é essencial para a expansão da sua empresa, e não sou eu quem está dizendo. Segundo Chiavenato (1999), gestão de pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. Em outras palavras, são as estratégias que sua empresa emprega na administração do pessoal. E eu diria que essa questão nunca foi tão importante para as empresas, já que o futuro promete trazer novos desafios tecnológicos que exigirão preparação por parte do mercado e dos profissionais. Já está muito claro que as empresas precisam se preparar para as mudanças que estão acontecendo. Tudo está mudando, até mesmo a forma como os candidatos às vagas são escolhidos.
HOFRIMANN, Suelen​. Gestão de pessoas e tecnologia: Como será o RH do futuro? São Paulo: Blog da Holmes, 2019. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2020.
Avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas:

I. Em uma organização, um presidente tem grande poder formalmente atribuído a ele, por isso, sua capacidade de influenciar, persuadir e motivar os liderados é muito maior por conta do cargo que possui.

Porque

II. Influenciar, persuadir e motivar são capacidades bastante relacionadas ao poder que os liderados percebem na pessoa, ou seja, para ser um líder é necessário o reconhecimento das outras pessoas.

É correto afirmar que:


Sagot :

Resposta:

Alternativa II

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Explicação:

Resposta: Alternativa 2

Explicação: Chiavenato (2010) expõe que um presidente tem maior poder formalmente atribuído a ele do que um gerente, mas esse poder formal NÃO será determinante para a sua capacidade de influenciar, persuadir e motivar os liderados, pois estas são capacidades bastante relacionadas ao poder que os demais percebem na pessoa, ou seja, para ser um líder é necessário o reconhecimento das outras pessoas. (Pág 120 do livro gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes)