IDNLearner.com, sua plataforma para respostas de especialistas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar em qualquer tema que precisar.

Quais as diferenças e semelhanças que você pode descrever entre o teatro

Kathakali indiano e o Teatro Nô japonês?



Descreva sobre o surgimento do teatro grego com os festivais dedicados a

Dionísio.



Explique as características de cada uma dessas festas, ambas responsáveis por

consolidar no decorrer do séc. V a.C. o teatro na Grécia:


a) Oscofórias:


b) Leneias:


c) Antestérias:



Fale sobre vida e principais obras de:


a) Eurípedes:


b) Ésquilo:


c) Sófocles:



Quais as principais características da tragédia e da comédia grega?​


Sagot :

Diferenças: Kathakali indiano é um teatro em ritmo de dança, com estilo masculino, oriundo da região indiana denominada de Malabar. Não há representações.  O Teatro Nô japonês é em ritmo de música que apresenta homens que interpretam demônios ou mulheres, sendo um teatro de participação.

Semelhanças: tanto no Kathakali indiano quanto no Nô japonês , há uso de máscaras, com apelo estético e refinamento. Figurinos, maquiagens, espetáculo.

O surgimento do teatro grego tem origens em Atenas, em torno de 550 a.C., quando eram feitas apresentações para o Deus denominado Dionísio. Era um momento de grande festividade, celebração, com encenação de gregos, plateias, na época.

Todos os itens a seguir eram festas para o Deus Dionísio. do vinho.

a) Oscofórias: era festividade para a colheita do vinho, geralmente no final de outubro.

b) Leneias: aconteciam no início do ano e era marcado por um sacrifício feito por seus participantes, além de competições de teatro.

c) Antestérias: ocorridas em março, demarcam a primavera e o florescimento de flores e uva como símbolo.

Vida e obra de representantes da tragédia grega:

a) Eurípedes: Grego de características humanas, valorizava a figura feminina além de criar personagens de caráter extremamente humano. Viveu entre  (484-406 a. C.). Criador de 93 peças de teatro, teve como pioneirismo a obra "As Pelíadas”.

b) Ésquilo: é considerado o pai da dramaturgia grega, foi responsável pela criação de teatros com uso de recursos como máscara, diálogos. Dentre as suas 70 obras, está "As Suplicantes", obra mais antiga.

c) Sófocles: viveu entre 497 - 406 a. C, foi conhecido como o maior poeta de tragédia da Grécia Antiga. Suas obras em personagens vistos como heróis mas com final trágico. Também foi um importante tesoureiro em Atenas para administrar os tributos recolhidos.

Bons estudos!