Junte-se ao IDNLearner.com e receba respostas especializadas. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e simples com a ajuda de nossos especialistas.

Elabore um texto sobre musicoTerapia

Sagot :

Resposta:

A musicoterapia é uma técnica terapêutica que se utiliza da música para tratar seus pacientes. Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes.

Pode ser utilizado em qualquer área que haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida.

Além disso, existe a musicoterapia comunitária, ou social, que visa empoderar grupos e possibilitar o engajamento e organização necessários para que os indivíduos do grupo tenham plenas capacidades de enfrentar os desafios comuns da vida em sociedade.

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”.

(Explicando +/- sobre)

A música nunca esteve tão presente em nossas vidas quanto nos dias atuais. A tecnologia, a capacidade de gravar e editar e os serviços de streaming fizeram com que a música se tornasse um aspecto comum do nosso cotidiano.

Basta olhar para as pessoas andando nas ruas, nos terminais de ônibus ou estações de trem. Com uma rápida passada de olhos já é possível ver muitas delas com fones de ouvido pendurados.

Lojas, restaurantes e até mesmo elevadores se utilizam de música de fundo para tornar o ambiente mais agradável.

Essa disponibilidade e acessibilidade tão simples talvez tenha nos tornado acomodados a ponto de nem prestarmos mais tanta atenção à música quanto antigamente, quando as pessoas eram obrigadas a se dirigir à teatros para poder apreciar uma peça musical.

Refletimos pouco à respeito dessa arte, que se tornou uma indústria de consumo gigantesca, e muitos de nós nunca paramos para pensar nos efeitos que a música pode ter em nossas vidas.

Tão pouco que o potencial terapêutico da música é desconhecido e sequer foi cogitado por muitos. É aí que mora a musicoterapia, uma técnica terapêutica que pode ajudar pessoas com dificuldade de comunicação, depressão e até mesmo problemas de memória!

Pois, como diria Rubem Alves (1933-2014), um educador, psicanalista, teólogo e escritor brasileiro:

“Há músicas que contêm memórias de momentos vividos. Trazem-nos de volta um passado. Lembramo-nos de lugares, objetos, rostos, gestos, sentimentos. (…) Mas há músicas que nos fazem retornar a um passado que nunca aconteceu.” — Trecho do livro “Na Morada das Palavras” (Papirus Editora, 2003).

Espero ter ajudado

A musoterapia é um estomento que controla vc e eu nos dias de hj pra não fazer o suicido