IDNLearner.com, a plataforma perfeita para respostas precisas e rápidas. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e simples com a ajuda de nossos especialistas.

redação sobre o trabalho infantil no Brasil

alguém consegue me ajudar?
preciso entregar ainda hj.. ​


Sagot :

Um dos maiores problemas sociais que ainda assola o mundo com grande impacto é o trabalho infantil.  

Clara violação dos direitos humanos, a exploração de crianças ainda é uma triste realidade em vários países  

O  

trabalho infantil consiste em toda e qualquer forma de trabalho que seja exercido por crianças ou adolescentes com idade menor àquela definida pela legislação de cada país.  

No Brasil, esse limite é de 16 anos, salvo enquadramentos como aprendiz, que permite o trabalho a partir dos 14 anos de idade.  

 

Funções tipificadas na lista TIP (Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil), além de trabalho noturno, perigoso ou insalubre são proibidas para qualquer cidadão menor de 18 anos completos.  

 

Ou seja, o trabalho infantil é a exploração de crianças e adolescentes como mão de obra, afetando diretamente os menores envolvidos.  

Ao longo da história, foi prática infelizmente muito comum e, apesar de condenada na maioria dos países, ainda é a realidade de milhões de crianças ao redor do globo.  

 

Até a Idade Média, salvo as condições de escravidão, o trabalho infantil esteve vinculado à complementação do sustento familiar, de modo que era raro para o benefício de outras pessoas.  

Já no Feudalismo, esse tipo de exploração da mão de obra infantil acontecia para o favorecimento dos senhores feudais, pois as crianças eram vistas como aprendizes dos mestres artesãos.  

 

Mas foi durante a Revolução Industrial que esse tipo de exploração atingiu seu auge.  

Nas primeiras fábricas europeias, a utilização do trabalho infantil era vista como uma mão de obra muito mais barata, principalmente em comparação à força de trabalho masculina.  

 

Durante esse período, era muito comum que crianças a partir dos quatro anos de idade fossem exploradas em jornadas diárias de até 14 horas, recebendo em troca basicamente moradia e alimentação.  

 

Esse cenário levou a inúmeras crianças mutiladas nos maquinários e até mesmo mortas em acidentes nas fábricas.  

Tudo isso sem contar os constantes abusos aos quais elas eram submetidas, de castigos severos a exploração sexual.