IDNLearner.com, onde perguntas são resolvidas por especialistas. Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas do conhecimento.

abe tratarmos da questão da alteridade, que remete à maneira como nos posicionamos socialmente a partir das noções e da diferenciação entre “eu” e o “outro”. A ideia de alteridade está intimamente relacionada não apenas ao olhar para o outro, mas também a reconhecer o outro e a respeitar as diferenças identificadas.

GIMENES, Éder R. Interesse Social: Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021.

TEXTO 2

O pluralismo cultural descreve uma condição na qual os grupos minoritários participam plenamente em todas as áreas da sociedade dominante. Mas isso enquanto mantêm suas identidades culturais únicas. Em uma sociedade culturalmente pluralista, grupos diferentes são tolerantes uns com os outros e coexistem sem grandes conflitos, enquanto os grupos minoritários são encorajados a manter seus costumes ancestrais. No mundo real, o pluralismo cultural pode ter sucesso apenas se as tradições e práticas dos grupos minoritários forem aceitas pela sociedade majoritária.



A partir da leitura dos textos supracitados, considere as seguintes asserções:

I. A alteridade e o pluralismo cultural falam da necessidade de reconhecer as diferenças.
II. Para que a alteridade e o pluralismo aconteçam, é preciso que as identidades culturais únicas sejam mantidas.
III. Em uma sociedade pluralista, a tolerância faz com que grupos diferentes coexistam sem grandes conflitos.
IV. Para que a alteridade aconteça não é preciso apenas olhar para o outro, mas reconhecê-lo e respeitá-lo em suas diferenças.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.

Alternativa 2:
I, II e III, apenas.

Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.