Encontre especialistas dispostos a ajudar no IDNLearner.com. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.

Diversas sociedades fizeram uso do trabalho compulsório ao longo do tempo. Na Antiguidade greco-romana, por exemplo, a escravidão foi imposta, inicialmente, a pessoas que não conseguiam quitar suas dívidas e, sobretudo, aos prisioneiros capturados em guerras. O escravizado era considerado uma mercadoria, propriedade do senhor. Na África, antes da chegada dos portugueses no século XV, duas formas de escravização existiam: a escravidão doméstica e a escravidão islâmica. Com relação à escravidão doméstica, analise as afirmativas a seguir: I. A escravidão doméstica consistia no emprego da mão de obra feminina nos afazeres domésticos, como o preparo dos alimentos e o cuidado com as crianças. II. A mão de obra dos escravos domésticos era normalmente usada na agricultura familiar para garantir o sustento de uma família ou grupo. III. A escravidão doméstica foi marcada pelo uso excessivo da violência e pela crueldade com que os escravos eram tratados. IV. A escravidão doméstica era vista, em alguns casos, como uma forma de punição por crimes cometidos, como roubo e assassinato. Estão corretas as afirmativas?​

Sagot :

Resposta: II e IV

Explicação: A escravidão doméstica envolvia tanto o trabalho feminino quanto o masculino, e não ficava restrita aos afazeres domésticos. A escravidão doméstica consistia em aprisionar alguém para utilizar sua força de trabalho, em geral, na agricultura de pequena escala, familiar. Se a terra era abundante, mas faltava mão de obra, esse tipo de escravidão servia para aumentar o número de pessoas a serem empregadas no sustento de uma família ou grupo. Essa forma de escravização pode ser considerada mais branda se comparada com a escravidão praticada no sul dos Estados Unidos e no Brasil. Havia várias situações que poderiam levar alguém a ser escravizado e, em muitas sociedades africanas, o cativeiro era a punição para quem fosse condenado por roubo, assassinato, feitiçaria e adultério.

Resposta:

são corretas II e IV.

Explicação:

A mão de obra dos escravos domésticos era normalmente usada na agricultura familiar para garantir o sustento de uma família ou grupo.

A escravidão doméstica era vista, em alguns casos, como uma forma de punição por crimes cometidos, como roubo e assassinato.