IDNLearner.com, a plataforma que conecta perguntas a respostas de especialistas. Encontre soluções detalhadas para suas consultas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em múltiplas áreas do conhecimento.

Uma mulher Rh+, cujo pai era Rh–, é casada com um homem Rh–. Realize o cruzamento dos genes e responda qual a probabilidade desse casal ter uma criança do sexo masculino com eritroblastose fetal?

Sagot :

→ R = A probabilidade do filho ser do sexo masculino é de 50% e não há probabilidade de ter eritroblastose fetal.

=====================

Primeiramente, algumas considerações: o Rh+ é dominante (basta um alelo "R" para ser Rh+. Já o Rh- é recessivo (precisa dos dois "r" para ser Rh-).

[tex]\large\text{Genotipos}\begin{cases}Rh+& \text{RR~ou~Rr} \\Rh-& \text{rr}\\\end{cases}[/tex]

Agora a sua questão:

Uma mulher Rh+ (R_) tem uma pai Rh- (genótipo rr). Esse pai com certeza enviou um alelo recessivo para a filha. Então a mulher tem genótipo Rr. Essa mulher casou-se com um homem Rh- (genótipo rr).

Portanto, o cruzamento ocorrerá entre os seguintes genótipos:

[tex]\large\text{Gen$\sf\acute{o}$tipos}\begin{cases}Mulher~Rh+ &\rightarrow~ \text{~Rr} \\Homem~Rh- & \rightarrow~~\text{~rr}\\\end{cases}[/tex]

Realizando o cruzamento:

      [tex]\LARGE\begin{array}{| c | c | c |}\cline{1-3} \sf{ & \sf{r} & \sf{r} \\\cline{1-3} \sf{R} & \sf{Rr} & \sf{Rr} \\\cline{1-3} \sf{r} & \sf{rr} & \sf{rr} \\\cline{1-3}\end{array}[/tex]

[tex]\maltese[/tex] Probabilidades de os filhos serem Rh+ e Rh- são:

    [tex]\Large\text{\textsf{50\%~\rightarrow$~Rr~(Rh+)}}\\\\\Large\text{\textsf{50\%~\rightarrow$~rr~(Rh-)}}[/tex]

[tex]\maltese[/tex] Probabilidades de ter filho com eritroblastose fetal:

Para que a eritroblastose fetal (destruição da hemácias do feto pelos anticorpos da mãe) aconteça, o sangue Rh- ("anti-Rh") da mãe precisa entrar em contato com o sangue Rh+ do filho.

Como a mãe tem genótipo Rh+, não há probabilidade de os anticorpos da mulher destruírem as hemácias do filho. Nem de os anticorpos do filho destruírem as hemácias da mãe, pois a produção de anticorpos pela criança só inicia cerca de seis meses após o nascimento.

[tex]\maltese[/tex] Probabilidade do casal ter um filho do sexo masculino:

É importante mencionar que:

[tex]\large\text{Genotipos}\begin{cases}XX& \text{Feminino} \\XY& \text{Masculino}\\\end{cases}[/tex]

Cruzamentos dos genótipos do pai e da mãe:

     [tex]\LARGE\begin{array}{| c | c | c |}\cline{1-3} \sf{ & \sf{X} & \sf{X} \\\cline{1-3} \sf{X} & \sf{XX} & \sf{XX} \\\cline{1-3} \sf{Y} & \sf{XY} & \sf{XY} \\\cline{1-3}\end{array}[/tex]

A probabilidade do filho ser do sexo masculino é de:

[tex]\Large\text{\textsf{\boxed{\boxed{\sf50\%}}~\rightarrow$~XY}}[/tex]