Encontre respostas para suas perguntas com a ajuda da comunidade do IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo no que for necessário.

Conflitos e tensões internacionais. (resumo)

Não é raro haver conflitos e tensões entre os países, por vezes esses conflitos podem alterar o mapa político do mundo. Alguns países se fragmentam, podem perder território ou anexar novos. Surgem novos países e outros podem desaparecer. Há no mundo uma constante disputa por poder econômico e militar, os países mais "poderosos" tentam dominar e influenciar os países mais "fracos". A disputa pela hegemonia mundial motivou muitos conflitos, sobretudo no século XX, quando tivemos a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e em seguida a Guerra Fria.

No início desse século XXI, as disputas comerciais se destacam e não temos indícios de que possa haver grandes guerras a nível mundial, no entanto, existem muitos conflitos regionais, sobretudo na Ásia, na África e no Leste Europeu.
As principais causas dos conflitos internacionais são: disputas territoriais; interesses econômicos em recursos naturais e rivalidades étnicas religiosas. A ONU (Organização das Nações Unidas) busca intervir e mediar a paz nesses conflitos, através do envio de forças de paz, mediante aprovação do conselho de segurança.

No mundo atual, pós Guerra Fria, não há possibilidades evidentes de um grande conflito internacional a nível mundial, a maioria dos conflitos são regionais ou locais. Quais regiões do mundo são palco dos principais conflitos internacionais na atualidade?