Descubra as respostas que procura no IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.

Leia o texto a seguir com atenção. E responda as questões abaixo: O que é história --- Diz-se algumas vezes: "A história é a ciência do passado." É [no meu modo ver] falar errado [...]Há muito tempo [...] Michelet e Fustel de Coulanges nos ensinaram a reconhecer: o objeto da História é [...] o homem. Digamos melhor: os homens. Por trás dos grandes vestígios [...] da paisagem, [...] por trás dos escritos [...] e das instituições [...] são os homens que a história quer capturar. [...].Do caráter da História como conhecimento dos homens decorre posição sua específica [...].Ciência dos homens, dissemos. É ainda vago demais. É preciso acrescentar: "dos homens, no tempo".BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício ou o ofício de historiador. de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 52-54.

Opção 1

a) Que ideia o autor do texto critica?

Sua resposta

b) Para o autor do texto o que é a História?

Sua resposta

c) Com base neste texto e no que você aprendeu sobre o assunto, qual a importância do tempo para a História?

Sua resposta

d) Você tem conseguido usar bem o seu tempo? Justifique.

Sua resposta

2. Assinale a opção abaixo que apresenta apenas exemplos de fontes escritas:

a) Jornais, diários e leis.

b) Pinturas, celulares e leis.

c) Revistas, livros e vestimentas.

d) Brinquedos, leis e móveis.

e) Fósseis, pinturas e livros.

3. Assinale a correta.

a) As imagens são fontes visuais. Elas podem ser fotografias, pinturas, desenhos, entre outras.

b) As imagens podem ser utilizadas pelos historiadores desde que tenham licença do governo.

c) Apesar de serem utilizadas pelos historiadores em suas pesquisas, as imagens são uma fonte histórica menos importante que as fontes orais.

d) As imagens fazem parte da cultura imaterial de um povo.

e) As imagens, jornais, músicas e entrevistas são fontes secundárias no estudo do passado. Os registros escritos continuam sendo as mais importantes fontes históricas​